• SEMCON/

EM BREVE, OS AUTOMÓVEIS SERÃO CAPAZES DE IR, SOZINHOS, ATÉ SEUS NOVOS PROPRIETÁRIOS

Hoje, um veículo é movimentado manualmente cerca de 25 vezes antes de chegar até o cliente final. No entanto, novas pesquisas mostram como os automóveis podem ser transportados através da cadeia logística sem a necessidade de um condutor. Esse sistema foi desenvolvido pela Semcon, em colaboração com sete outras empresas. Já existe um protótipo pronto e em funcionamento.

Todos os anos, aproximadamente 80 milhões de veículos são fabricados em todo o mundo, mas a logística do transporte da fábrica até o cliente final é um processo longo, dispendioso e completamente manual. O projeto de pesquisa sueco Born to Drive (Nascido para dirigir) desenvolveu uma nova solução de software que permite que os veículos tenham movimentação autônoma.

“Estamos vendo a tecnologia autônoma começando a se tornar uma realidade em cada vez mais áreas”, afirmou Markus Granlund, CEO da Semcon. “Agora, a tecnologia está pronta para passar do campo das ideias para a aplicação prática. A transformação será rápida.”

Até o momento, o Born to Drive foi concebido para conduzir veículos da linha de produção até um ponto de coleta, a fim de aguardar subsequente transporte. Porém, o sistema pode evoluir para agilizar outras partes da cadeia logística, como a movimentação dos veículos para o carregamento em caminhões, trens ou navios. O novo software funciona usando sensores que já existem nos automóveis atuais, o que significa que não é necessário usar nenhum hardware adicional.

“O Born to Drive é único pelo fato de ser uma solução exclusivamente de software”, declarou Johan Isacson, gerente do projeto Born to Drive. “Isso torna o sistema econômico e dimensionável. Como já há um protótipo em funcionamento, o sistema pode ser implementado dentro de apenas alguns anos.”

Além do software nos veículos, o Born to Drive também é composto por um sistema de back-end. O sistema controla todo o fluxo logístico e monitora a localização e o nível de combustível do carro.

O Born to Drive vem sendo implementado há dois anos e consiste em uma colaboração entre empresas de tecnologia, agências governamentais, fabricantes de componentes e a Volvo Cars. A Semcon teve um papel fundamental no projeto e na responsabilidade técnica geral, incluindo o desenvolvimento dos algoritmos de controle, o posicionamento e a comunicação com o sistema de rota de tráfego do veículo.

Este é um projeto colaborativo entre a Actia, Combitech, Consat, RISE Viktoria, Semcon, Trafikverket, Volvo Cars Corporation e a VTI.

Pasta completa de imprensa

Vídeo de demonstração

Para obter mais informações, entre em contato com:

Per Nilsson, chefe de comunicações e marketing da Semcon
Tel.: +46 (0) 739 737 200
E-mail: per.nilsson@semcon.com

A Semcon é uma empresa de tecnologia internacional que desenvolve produtos a partir das necessidades e dos comportamentos humanos. Nós fortalecemos a competitividade dos nossos clientes ao começarmos sempre pelo consumidor final, pois a pessoa que mais entende as necessidades do consumidor é a que cria os melhores produtos e os benefícios mais evidentes aos humanos. A Semcon colabora principalmente com empresas nos setores automotivo, industrial, de energia e de biociências. Com mais de 2000 funcionários especializados, a Semcon tem a habilidade de ser responsável por todo o ciclo de desenvolvimento de produtos, desenvolvimento estratégico e tecnológico ao design e informações sobre o produto. A Semcon foi fundada na Suécia em 1980 e tem escritórios em mais de 30 locações em oito países diferentes. Em 2016, o Grupo relatou uma venda anual de 1,8 bilhões de coroas suecas (SEK). Leia mais em semcon.com

Documentos & Links