SGS continua caminho de excelência ao nível da Sustentabilidade

O Grupo SGS, presente em Portugal há 95 anos, divulgou o Relatório de Sustentabilidade de 2016.  Este documento reúne informações sobre a abordagem estratégica da organização ao nível da sustentabilidade e destaca os principais resultados relativos aos quatro pilares chave neste âmbito:  Excelência Profissional, Pessoas, Ambiente e Comunidade.

Durante 2016, o Grupo SGS fez progressos significativos ao nível da sustentabilidade, dos quais se destacam:

• A redução de 8,1% das emissões de CO2;
  • A manutenção da posição enquanto organização neutra em carbono;
  • A realização de 356 projetos comunitários em todo o mundo, que contribuíram para o desenvolvimento das comunidades locais, o que representa um aumento de 60% face a 2015;
  • O aumento do investimento em comunidades locais (incluindo horas de voluntariado) em 13,5%;
  • O aumento da proporção de mulheres em posições de liderança de 2,65% para 26,31%;

Estes resultados traduziram-se em prémios e distinções que permitiram à SGS reforçar o seu compromisso com a sustentabilidade. Pelo  terceiro ano consecutivo a SGS foi reconhecida como Líder de Indústria na Europa e no resto do mundo pelo  Dow Jones Sustainability Index ( DJSI)  e como  World Leader for Corporate Action on Climate Change ,  pela sua estratégia de resposta às alterações climáticas, sendo ainda incluída na  Climate A List  da CDP.  A SGS foi também premiada, pelo segundo ano consecutivo, com o  Nível de Reconhecimento de Ouro  pela  Ecovadis.

Em Portugal, a SGS segue as orientações estratégicas do Grupo no que diz respeito à sustentabilidade, sendo uma parte integral e indispensável da abordagem da empresa ao mercado. João Marques,  Managing Director  da SGS Portugal explica que:  “No nosso país, ao nível da sustentabilidade, apostamos especialmente nas relações com a comunidade . Neste sentido, desenvolvemos o nosso projeto de Responsabilidade Social, a Escola da Confiança, baseado nos conhecimentos e serviços da SGS e no voluntariado dos colaboradores,  com o objetivo de aproximar  a empresa à comunidade e de trazer uma nova dimensão da SGS ao público em geral, associando-a a uma empresa que, tal como as escolas, trabalha para um futuro mais seguro” .  O representante da organização realça ainda a questão da liderança feminina , referindo que “As mulheres desempenham um papel crucial na SGS. Um dos principais objetivos de sustentabilidade do Grupo para 2020 é que 30% dos cargos de liderança sejam ocupados por mulheres. Em Portugal contribuímos ativamente para o alcance deste objetivo, já que 6 dos nossos 12 diretores são do género feminino, o que representa 50% de mulheres em posições de gestão de topo.”

A Sustentabilidade continuará a ser uma aposta da SGS, para que continue a fornecer soluções inovadoras e de qualidade e a desenvolver ações que contribuam para um crescimento sustentável e que acrescentem valor à sociedade.