Siemens automatiza linha do metropolitano de Nova Iorque

Empresa vai instalar um sistema de controlo automático de comboios na linha de Queens Boulevard
Tecnologia fornece dados sobre a posição e velocidade dos veículos em tempo real
Projeto permitirá aumentar o número de comboios e a capacidade de transporte de passageiros numa das linhas mais movimentados da New York City Transit

A Siemens acaba de assinar um contrato no valor de 130 milhões de euros com a Metropolitan Transportation Authority (MTA), que visa instalar um sistema de controlo automático de comboios baseado em comunicações (CBTC) na linha Queens Boulevard , uma das linhas mais movimentadas do sistema de transporte da New York City Transit .

No ano em que se assinalam os 14 anos desde que ocorreram os atentados de 11 de setembro de 2001, que atingiriam o “coração” da América, a tecnologia CBTC da Siemens, que funciona à base de comunicações por rádio, vai assegurar o fornecimento de dados em tempo real sobre a posição e velocidade dos veículos, o que permitirá aos operadores do sistema aumentar, com segurança, o número de veículos na linha ou intervir rapidamente perante uma ameaça à circulação ou aos passageiros.

A implementação desta tecnologia permite uma maior frequência de comboios, a qual, por sua vez, se traduzirá no aumento da capacidade de transporte de passageiros pela MTA. A tecnologia CBTC reduz o número de equipamentos de via e, consequentemente, os custos de manutenção e interrupções do serviço. Além disso, esta tecnologia permite localizar com precisão os comboios na via e controlar a respetiva velocidade, o que aumenta a segurança, tanto de passageiros como dos funcionários da MTA.

Sistemas Siemens para mobilidade: Quando menos é mais

A Siemens fornecerá ainda equipamentos de bordo para um total de 305 comboios e instalará equipamentos de sinalização em sete dos oito postos de sinalização. Além disso, o recurso a sinais e sensores automatizados instalados em toda a linha permite à tecnologia CBTC fornecer dados sempre atualizados sobre o estado do sistema. Isto reduz atrasos e permite informar os passageiros em tempo real da situação dos comboios através de sistemas de anúncio público, ecrãs eletrónicos e aplicações móveis. O sistema exige ainda menos equipamentos de via e recorre a sistemas de back-up , o que promove a fiabilidade do serviço, diminuído as interrupções do mesmo.

Com uma extensão de cerca de 43 quilómetros, a linha Queens Boulevard é a segunda maior linha da rede metropolitana de Nova Iorque. Tem 25 estações, desde a Jamaica Station, no bairro de Queens , localizado a leste, até Manhattan , o coração do mundo dos negócios de Nova Iorque. Muitos passageiros utilizam a linha para viajar das suas casas, nos subúrbios, para o local de trabalho. Com um volume diário de mais de 250.000 passageiros é uma das linhas mais movimentadas nesta metrópole.

Nota: Em anexo comunicado na íntegra

Tags:

Comercializacao de electrodomesticos, tecnologia e gadgets.