7000 funis para ver na Rua de Santa Catarina

A conhecida Rua de Santa Catarina, localizada na baixa do Porto, tem conquistado a atenção de todos os que nela passam diariamente, sobretudo nesta época do ano em que a chegada do Natal aumenta o número de transeuntes nesta zona da cidade. “AZULagir” é o nome da instalação artística que se encontra atualmente exposta na fachada do ViaCatarina Shopping e que, através de um jogo de cores composto por cerca de 7000 funis, tem captado a atenção de todos.

Alberto Vieira (ceramista e escultor) e José Pedro Santos (arquiteto e designer), vencedores da 2ª edição do Concurso VIArtes lançado em abril pelo ViaCatarina Shopping, criaram esta instalação e explicam que “os cerca de 7000 funis coloridos utilizados na sua conceção representam 66 azulejos, montados em prumos verticais que permitem obter inúmeras configurações geométricas, através do seu jogo de cores”. O recurso à imagem do azulejo faz alusão a uma tradição secular portuguesa (e também da cidade do Porto) que, nesta instalação de arte, é reinventada através do uso de um objeto tridimensional (o funil, e que também pode estar, em certa medida, associada ao vinho do Porto).

Alberto Vieira e José Pedro Santos salientam que, através desta ideia criativa e que lhe valeu o prémio de vencedores do Concurso VIARtes 2015, pretendiam “cativar o maior número de pessoas e assim obter um projeto coletivo construído a várias mãos, cujo resultado final reflita a presença das pessoas, adquirindo uma dimensão mais humana. Essa humanidade sai reforçada pelo produto final, que pretende evocar o ambiente das festas tradicionais (como o S. João), caracterizado pela alegria, cor e movimento próprios dos encontros sociais onde todos podem e gostam de participar.”

Motivos não faltam para visitar a Rua de Santa Catarina e apreciar o que cerca de 7000 funis conseguem fazer, pela mão de dois artistas portugueses, na fachada de um espaço comercial. Uma instalação de arte inovadora, que pode ser vista até maio de 2016, à luz do dia ou ao cair da noite, mantendo sempre todo o seu encanto e jogo de cores.

Em anexo, enviamos comunicado de imprensa com mais informação de apoio e imagens para ilustração da referida notícia.