Centro Colombo acolhe Projeto Piloto de redução de descartáveis de utilização única

É já no dia 31 de janeiro, às 11h00, que o Centro Colombo acolhe o projeto #primefoodamigadoambiente na loja Versailles, momento que contará com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Eng. Carlos Martins, e do Diretor do Centro, Dr. Paulo Gomes. É a partir deste kickoff que o Grupo Primefood assumirá o seu compromisso de substituir, na sua loja no Centro Colombo, todos os descartáveis de utilização única por produtos de origem fóssil, 100% biodegradáveis em compostagem industrial.

Esta iniciativa encontra-se alinhada com as preocupações ambientais do Centro que recebe 25 milhões de pessoas por ano. Na sua atividade diária, é produzido um elevado número de resíduos que é encaminhado e tratado convenientemente (reciclagem multimaterial e a valorização energética). Reconhecendo o Centro Colombo e a Sonae Sierra o impacto do seu negócio na sociedade e no meio ambiente, desenvolve de forma pró-ativa diversas ações que visam preservar o meio ambiente para as gerações atuais e futuras.

O Centro Colombo implementa ações para minimizar o consumo de água e energia e maximizar a taxa de reciclagem do Centro, através de iniciativas de sensibilização ambiental junto dos lojistas, fornecedores e mesmo dos visitantes.

Um dos resultados desta preocupação ambiental está à vista com o projeto piloto da loja Versailles do Centro Colombo, que irá substituir todo o material de utilização única de plástico – agitadores de café, colheres de plástico, talheres, copos cristal, palhinhas, sacos de plástico e tampas plásticas para copos – por uma solução amiga do ambiente, criando embalagens 100% provenientes de plantas e não do petróleo e, por isso, mais sustentáveis.

Estas embalagens vão permitir reduzir as emissões de CO2, são biodegradáveis em compostagem industrial, podendo ser colocadas no lixo orgânico. A ação deste projeto piloto vai resultar na redução de cerca de 300kg de plástico, sendo as métricas aplicadas o carbono salvo em kg, potencial desvio de aterro em kg e matéria-prima salva em kg.

Sendo as medidas de sustentabilidade uma preocupação sempre presente, o Centro Colombo continuará a desenvolver ações de sensibilização junto dos seus colaboradores, a trabalhar juntamente com os seus parceiros para garantir o cumprimento de apertadas normas de sustentabilidade, e a sensibilizar os seus clientes para este tema.