Cláudia Amandi e J. Jorge Marques em destaque no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping

O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping inaugura no próximo dia 2 de abril, às 19H00, uma Exposição coletiva de desenho da autoria de Cláudia Amandi e J. Jorge Marques, que estará patente ao público até dia 1 de maio.

Assim, e no piso 0 da galeria, estará exposta a mostra Work in Progress – Drawing Life, onde serão apresentados dez trabalhos de Cláudia Amandi. No piso -1, estarão expostos, 10 trabalhos do autor J. Jorge Marques, num conjunto intitulado Do Céu e do Infinito.

Com entrada gratuita no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no piso 0), esta Exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 12H30m às 20H00 e, aos fins de semana, das 12H30m às 22H00.

De acordo com Nuno Malheiro Sarmento, curador da Exposição, “estes dois docentes da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Licenciados e doutorados na mesma instituição, têm vindo a perseguir de forma consistente e extensa, uma investigação sobre o desenho. Fazem parte das preocupações expressas nos seus trabalhos, questões como o significado do desenho, os valores do traço, do ritmo, da mancha, do peso e do gesto”.

De recordar que as Exposições que integram a programação cultural do Silo-Espaço Cultural do NorteShopping fazem parte da Política de Arte Pública da Sonae Sierra, sendo que o objetivo passa por fomentar a criação artística e respetiva apresentação às comunidades locais, reconhecendo que as manifestações artísticas, independentemente da sua natureza criativa, proporcionam efeitos positivos e enriquecedores em quem as contempla e usufrui da sua presença. Este espaço para Exposição de Arte, presente no NorteShopping, foi criado pelo Arquiteto Souto Moura e tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas.

Biografia de J. Jorge Marques
 J. Jorge Marques vive e trabalha no Porto. Em 2015, tirou o Doutoramento em Arte e Design  — área científica de Desenho — pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, com o tema, “O processo como circunstância do desenho — Contribuições para o estudo de modelos experimentais de processo”. Em 2006, realizou as provas públicas de aptidão pedagógica e capacidade científica, com o trabalho de síntese – “As imagens do desenho. Perceção espacial e representação” e, também, elaborou o relatório de aula – “Os modos do desenho”. Em 1996, tirou o curso “Ciclo Especial de Artes Plásticas – Pintura”, na  Faculdade de Belas Artes da universidade do Porto. Desde 1998 que é Artista plástico e docente do Departamento de Desenho da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, onde lecionou. É membro colaborador do I2ADS, Instituto de Investigação em Arte Design e Sociedade e desenvolve trabalho artístico em Desenho, Pintura e Fotografia. Expõe individual e coletivamente, desde 1993.

Vita Cláudia Amandi
Nasceu no Porto, em 1968. É doutorada em Desenho, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, desde 2010, e pós-graduada em Arte Multimédia, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, desde 2000. A artista expõe com regularidade, desde 1995, tendo a sua última exposição individual sido concretizada em 2015, intitulada Muitos – Work in Progress, no Lugar do Desenho, Fundação Júlio Resende, em Gondomar. Dos atuais projetos institucionais, salientam-se, desde 2010, Atlas & Vocabulário do Desenho, Núcleo de Investigação de Desenho (ND), Instituto de Investigação em Arte, Design & Sociedade (I2ADS), Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto; de 10 de janeiro a 18 de Fevereiro 2014, Coordenação da Exposição Ver, Fazer, Pensar, Editar Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP, Museu FBAUP; de Setembro de 2012 a Fevereiro de 2014, Coordenadora do Projeto Atlas: Gabinete de Desenho & Gravura da FBAUP - Recuperação, tratamento, organização, acessibilidade pública e divulgação de acervo de Desenhos e Gravuras da FBAUP (1958-2012).Projeto subsidiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, ao abrigo do Concurso de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais. Equipa responsável – Cláudia Amandi, Pedro Maia e Graciela Machado; e em 2013, Drawing in the University Today – International Meeting on Drawing, Image and Research, FBAUP - Membro da Coordenação de Eventos Expositivos e Membro da Comissão Científica.

Sobre o NorteShopping
Inaugurado em outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. Inspirado na temática da Indústria, as peças presentes na sua decoração, assim como a sua dimensão, fazem com seja o único Centro do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços. Atualmente dispõe de 264 lojas, numa Área Bruta Locável (ABL) de 74.999 m2, que garantem uma oferta comercial completa onde se podem encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste Centro.
Dispõe, também, de uma zona de restauração com mais de 30 espaços, oito salas de cinema, estacionamento gratuito, serviço VIP de estacionamento personalizado (Mr. Parking), recreio infantil (NorteLand) e Health & Fitness Club (Solinca). A sua localização estratégica constitui um fator diferenciador para quem o visita, já que conta com o apoio de uma vasta rede de transportes públicos e com uma estação de metro (Sete Bicas) que permite uma fácil deslocação para os principais pontos da cidade do Porto. O Centro conta, ainda, com um espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do Arquiteto Souto Moura, e que tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o NorteShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser  consultadas no site www.norteshopping.pt, na mobile app (IOS e android) e na página de FaceBook em https://www.facebook.com/centronorteshopping.