Mais de uma centena de jovens empreendedores mostram mini-empresas no NorteShopping

No âmbito da sua política de Responsabilidade Corporativa e em estreita parceria com a Junior Achievement Portugal, o NorteShopping recebe, amanhã dia 22 de abril, a IX edição da Feira Ilimitada, iniciativa onde serão apresentados os projetos criados por 155 jovens empreendedores do ensino secundário, profissional e progressão de estudos, no âmbito do programa A Empresa.

Durante um ano letivo, os alunos fazem brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisam e recolhem informação sobre o mercado, desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, por forma a desenvolverem a suas capacidades de apresentação em público e comunicação.

Na Feira Ilimitada do Porto estarão presentes 155 alunos, provenientes dos distritos de Aveiro, de Braga, do Porto e de 11 Concelhos (Braga, Espinho, Felgueiras, Gondomar, Guimarães, Maia, Matosinhos, Porto, Santo Tirso, Vila Nova de Gaia e Vila Nova de Famalicão). Os jovens empreendedores responsáveis pelas 31 mini-empresas terão a oportunidade de apresentar os seus negócios e serviços ao grande público que visite o NorteShopping amanhã, entre as 10h00 e as 24h00.

“Nesta competição estão reunidos alguns dos mais promissores empreendedores da próxima geração, que tiveram a oportunidade de, durante um ano letivo no programa A Empresa, perceber o funcionamento das empresas e as características que precisam de desenvolver para serem alunos e profissionais, preparados, informados e motivados. Acreditamos que estes alunos estarão muito mais confiantes e melhor capacitados para entrarem no desafiante mercado de trabalho. Criando empresas ou não, serão muito mais empreendedores, curiosos, responsáveis, organizados, atentos às oportunidades que os rodeiam e seguros do seu potencial. “ – Explica Erica Nascimento, CEO da Junior Achievement Portugal.

João Fonseca, Diretor do NorteShopping, refere sobre a iniciativa que o Centro recebe pelo sexto ano consecutivo que “se trata de um evento muito importante que permite dar a conhecer a geração de jovens empreendedores e de talentos que irá marcar o futuro do país e que poderá fazer toda a diferença quando queremos projetar Portugal no patamar da inovação e do empreendedorismo. Ao longo destes seis anos de parceria, a Junior Achievement Portugal tem demonstrado que é possível construir um interface entre a escola e o mundo empresarial, formando assim jovens com um espírito verdadeiramente empreendedor”.

Selecionadas por um grupo de jurados, as melhores equipas da Feira Ilimitada da zona Norte passam para a final nacional do programa A Empresa, que distinguirá em maio, a melhor mini-empresa nacional (Best Overall Company) do ano letivo 2015/2016, que posteriormente representará Portugal numa competição internacional de jovens empreendedores europeus (JA Europe Company of The Year Competition), em Lucerna, Suíça.

Sobre o NorteShopping:

Inaugurado em outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. Inspirado na temática da Indústria, as peças presentes na sua decoração, assim como a sua dimensão, fazem com seja o único Centro do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços. Atualmente dispõe de 264 lojas, numa Área Bruta Locável (ABL) de 74.999 m2, que garantem uma oferta comercial completa onde se podem encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste Centro.
Dispõe, também, de uma zona de restauração com mais de 30 espaços, oito salas de cinema, estacionamento gratuito, serviço VIP de estacionamento personalizado (Mr. Parking), recreio infantil (NorteLand) e Health & Fitness Club (Solinca). A sua localização estratégica constitui um fator diferenciador para quem o visita, já que conta com o apoio de uma vasta rede de transportes públicos e com uma estação de metro (Sete Bicas) que permite uma fácil deslocação para os principais pontos da cidade do Porto. O Centro conta, ainda, com um espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do Arquiteto Souto Moura, e que tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o NorteShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser  consultadas no site www.norteshopping.pt, na mobile app (IOS e android) e na página de FaceBook em https://www.facebook.com/centronorteshopping.
Sobre o programa A Empresa:

No programa A Empresa, alunos com idades compreendidas entre os 15 e os 25 anos criam uma mini-empresa real com a ajuda de voluntários empresariais e professores. Fazem brainstorming para chegarem a um conceito inovador, pesquisam e informam-se sobre o mercado e desenvolvem um plano de negócios, procuram parceiros de negócio e apresentam-no a potenciais investidores, por forma a desenvolverem a suas capacidades de apresentação em público e comunicação.
Com o apoio e orientação dos voluntários/consultores das empresas associadas e parceiras da Junior Achievement, este projeto educativo direcionado para ensino secundário, profissional e progressão de estudos, promove uma educação sobre conceitos e princípios da economia, empresariais, laborais e digitais, fundamentais para o futuro académico e profissional destes alunos. Ao gerirem uma miniempresa real, os alunos não só aprendem como funcionam as empresas, como desenvolvem competências pessoais como a autoconfiança, sentido de liderança, responsabilidade, tomada de decisão, trabalho em equipa e não aversão ao risco.
Este ano letivo, estão a participar no programa A Empresa 5583 alunos de 18 distritos de Portugal.

Sobre a JA Portugal:

A Junior Achievement é uma organização sem fins lucrativos, com programas de educação para o empreendedorismo para jovens do ensino básico ao universitário, que desenvolvem competências nos alunos de resolução de problemas, criatividade, iniciativa, trabalho em equipa, organização, cidadania, responsabilidade pessoal, capacidade digital e visão de como funcionam as organizações. Através do princípio de learning by doing os alunos que participam nos programas como o A Empresa, erram, repetem, falham de novo e assim, aprendem. Interagem com as comunidades à volta das escolas e colocam as suas ideias em prática.