• Sonae Sierra/

“Passado, Presente, Futuro – 20 anos MatosinhosHabit” assinala 20 anos de serviço público na habitação social

A exposição “Passado, Presente, Futuro – 20 anos MatosinhosHabit”, patente no NorteShopping até 22 de agosto, celebra os 20 anos da MatosinhosHabit, organismo responsável pela gestão do parque habitacional de Matosinhos.

A inauguração da exposição será no próximo dia 16 de agosto, pelas 12H00, na Praça Central do NorteShopping, e conta com a presença da Presidente da Assembleia Municipal e vereadora com o pelouro da habitação em 1998, ano da constituição da MatosinhosHabit, Palmira Macedo, do administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia, do vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, e da diretora adjunta do NorteShopping, Filipa Lopes, entre outros convidados institucionais.

Com organização a cargo da MatosinhosHabit e do NorteShopping, esta mostra documental conta em 6 painéis de grande formato a evolução da habitação social, incluindo fotografias de alguns conjuntos habitacionais desenvolvidos ao longo dos 20 anos de serviço público e os projectos futuros, no que também diz respeito a iniciativas de caráter social e serviço público.

A MatosinhosHabit é uma empresa municipal de habitação de Matosinhos criada em 1998 que pretende providenciar habitação digna para todos os munícipes, visando uma “Humanização da Habitação”, participando e desenvolvendo um conjunto de projetos para além da gestão dos Conjuntos Habitacionais. A exposição “Passado, Presente, Futuro – 20 anos MatosinhosHabit” pretende proporcionar uma janela aberta para o trabalho desenvolvido por este organismo alicerçada no fundamental direito à habitação e em valores essenciais como a responsabilidade social, a inovação e a proximidade.

O NorteShopping, local de referência de Matosinhos, recebe esta exposição entre 16 e 22 de agosto para celebrar os 20 anos de serviço público na habitação social. A concepção, design e produção está a cargo da esad –idea, Investigação em Design e Arte e a curadoria da exposição é da responsabilidade de Ana Sofia Cardoso.

Entre 16 e 22 de agosto visite a exposição “Passado, Presente, Futuro – 20 anos MatosinhosHabit” na Praça Central do NorteShopping e fique a conhecer mais sobre o serviço público na habitação social do município de Matosinhos.

Sobre o NorteShopping
Inaugurado em outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. Inspirado na temática da Indústria, as peças presentes na sua decoração, assim como a sua dimensão, fazem com que seja o único Centro do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços. Atualmente dispõe de 229 lojas, numa Área Bruta Locável (ABL) de 54.630 m2, que garantem uma oferta comercial completa onde se podem encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste Centro.
Dispõe, também, de uma zona de restauração com mais de 30 espaços, oito salas de cinema, estacionamento gratuito, serviço VIP de estacionamento personalizado (Mr. Parking), recreio infantil (NorteLand) e Health & Fitness Club (Solinca). A sua localização estratégica constitui um fator diferenciador para quem o visita, já que conta com o apoio de uma vasta rede de transportes públicos e com uma estação de metro (Sete Bicas) que permite uma fácil deslocação para os principais pontos da cidade do Porto. O Centro conta, ainda, com um espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do Arquiteto Souto Moura, e que tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o NorteShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser  consultadas no site www.norteshopping.pt, na mobile app (IOS e android) e na página de FaceBook em https://www.facebook.com/centronorteshopping.