Poesia, Música, Fotografia e Design em destaque no 8ª Avenida

O Centro Comercial 8ª Avenida recebe, ao longo do mês de agosto e no âmbito da Exposição Oliva, várias iniciativas culturais e criativas, propostas pelo Turismo Industrial e pela Oliva Creative Factory, que irão surpreender todos os visitantes. Poesia, Música, Fotografia, Arquitetura e Design são algumas das áreas que irão estar em destaque nestas atividades e nas quais todos poderão participar gratuitamente.

No dia 12 agosto a marca Andiwonder irá proporcionar um momento dedicado às noivas. Aqui será dado a conhecer o trabalho de design de um sapato de noiva, associado à sua exclusividade, com uma demonstração ao vivo, onde será possível apreciar a aplicação de materiais tão delicados como brilhantes Swarovski ou rendas. No piso 0, local onde decorre esta iniciativa, irá estar uma colaboradora da marca para explicar aos visitantes tudo sobre esta arte de pensar e produzir o sapato, entre as 15H00 e as 17H00.

Paralelamente ao programa cultural e criativo, proposto pelo Turismo Industrial e Oliva Creative Factory, o Centro Comercial 8 ª Avenida apresenta duas iniciativas complementares: “Poesia de Baixo” e Workshops de Costura.

Para quem aprecia outras formas de Arte, nos dias 13 e 21 de agosto, a Poesia e a Música vão estar “de mãos dadas” no 8ª Avenida. Denominada “Poesia de Baixo”, esta ação combina o melhor dos dois mundos, enquanto manifestação artística, e será interpretada por Fábio Silva, protagonista desta iniciativa cultural que incorpora a poesia do autor, ao som de notas musicais do baixista Nuno Tavares. Esta iniciativa decorrerá entre as 15H30 e as 18H00, nos dois dias de ativação, no piso 0 do 8ª Avenida.

Nos dias 14 e 20 de agosto, e promovido pela Costur_art, o 8º Avenida irá receber a realização de Workshops de costura, entre as 15H00 e as 18H00. Esta atividade integra um espaço onde estarão disponíveis 6 máquinas de costura, com recurso às quais os visitantes poderão produzir peças e acessórios com vários tipos de materiais, entre os quais tecidos, cortiças, napas, enchimentos, estabilizadores e onde serão utilizadas, também, várias técnicas de costura de acordo com a peça em si.

Dando continuidade às iniciativas promovidas pelos projetos incubados na Oliva Creative Factory, no dia 26 de agosto, a marca Feltrando irá promover um Workshop de experiências sobre o feltro, matéria-prima bem conhecida da indústria chapeleira. Entre as 19H00 e as 21H00, os visitantes poderão ficar a conhecer as propriedades deste material e o re-design de peças a partir de desperdícios industriais. No final, poderão levar um porta-chaves em feltro.

As atividades prosseguirão no dia 30 de agosto, com a realização de uma ação dinamizada pela marca DAM e pelo fotógrafo André Rocha. Entre as 19H00 e as 21H00, ficará patente ao público um cenário com peças da marca, em que os visitantes serão convidados a conhecer o espaço e as peças que o compõe e, no final, a tirar uma fotografia neste ambiente recriado. Cada fotografia terá um custo unitário de 2 euros, sendo que metade do valor (1 euro) reverte a favor da Santa Casa da Misericórdia de São João da Madeira para apoio do projeto Trilho (http://misericordiasjm.org/actividade-social/trilho/). O restante valor destina-se ao suporte dos custos de impressão das fotografias. Cada visitante que aceitar o desafio de ser fotografado neste espaço terá direito a uma fotografia impressa (15x20cm) e em formato digital. One moment for design, assim se denomina esta ação, irá decorrer no piso 0.

As atividades do mês terminam com a intervenção da Outside The Box que, no dia 31 de agosto, irá estar no Centro Comercial para surpreender todos os visitantes com a gravação do do novo videoclip de uma banda musical. Assim, todos poderão participar na gravação deste importante momento, no qual é aguardado um efeito surpresa em que, à medida que a banda irá atuar, as pessoas possam interagir com a mesma e com a gravação do videoclip. Esta ação decorrerá entre as 21H30 e as 23H00, por várias áreas do 8ª Avenida.

Neste último dia de atividades, a Vorkurs irá projetar um documentário sobre Arquitetura, seguido de conversa aberta com o responsável da empresa, que irá decorrer entre as 19H00 e as 21H00, no piso 0, junto à Exposição.

Até ao final deste projeto, serão dinamizadas pelo Turismo Industrial, todas as quartas-feiras, às 16H00, ateliers pedagógicos para crianças, cujas temáticas abrangem a indústria da nossa cidade, como sendo, o lápis, o sapato, o chapéu e o património arquitetónico e, todas as quintas-feiras, às 16H00, visitas guiadas à Exposição.

Em anexo, enviamos comunicado de imprensa e imagem para ilustração da referida notícia.