“Pulsar Viana” desvenda coleções secretas da região no Estação Viana Shopping

O Estação Viana Shopping acolhe, até final de outubro, a 2ª edição do “Pulsar Viana”, um programa cultural que pretende dar continuidade à aposta do Centro como um espaço de partilha e divulgação da arte tradicional da região. Este ano, o “Pulsar Viana” vai desvendar os segredos mais bem guardados das artes e tradições de Viana do Castelo e do Minho.

Esta 2ª edição, que começou em julho, tem a curadoria de duas conceituadas artistas da região, Iva Viana e Dina Maciel Costa, que vão revelar coleções menos conhecidas do grande público, de diversos museus da região.

A primeira exposição “Coleções Secretas da Região by Iva Viana” está em exibição no Estação Viana Shopping, até 15 de setembro, com a curadoria da artista plástica Iva Viana que elegeu diversas imagens de peças das coleções menos conhecidas do Museu de Artes Decorativas, Museu do Traje e Casa dos Nichos. Além desta mostra, a artista fará a sua própria interpretação destes segredos através da conceção de uma peça única criada especialmente para esta exposição – o Jardim de Gesso.

Uma das coleções, que vai estar em exibição, a partir de 16 de setembro, com curadoria da artista Dina Maciel Costa é do navio-museu Gil Eannes cujo protocolo foi celebrado, esta segunda-feira, entre o diretor do Estação Viana Shopping José Duarte Glória e o presidente da Câmara de Viana do Castelo e presidente da Fundação Gil Eannes, José Maria Costa.

O “Pulsar Viana”, numa perspetiva de democratização da arte, consegue assim dinamizar os equipamentos culturais e oferecer aos visitantes do Estação Viana Shopping uma oportunidade única de conhecerem mais sobre a região. Ao mesmo tempo os visitantes do Centro podem ainda usufruir de uma visão mais contemporânea proporcionada pelas criações únicas das artistas convidadas.

Sobre o Estação Viana Shopping
Inaugurado em 2003, o Estação Viana Shopping é a superfície comercial de referência na cidade de Viana do Castelo e na região Minho litoral. Com 92 lojas, distribuídas por três pisos, tem cerca de 19.182 m2 de Área Bruta Locável (ABL). A arquitetura do Centro é única, com a linha do comboio a atravessá-lo. A par com as lojas de roupa, acessórios, sapatarias, decoração, telecomunicações e serviços os visitantes podem usufruir da zona de restauração e dos mais de 600 lugares de estacionamento. O Estação Viana Shopping oferece ainda aos visitantes uma esplanada panorâmica e o vianamini, um espaço infantil gratuito, inspirado na temática dos comboios e destinado a crianças entre os 2 e os 9 anos de idade.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Estação Viana Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.estacaoviana.pt e na página de Facebook disponível em www.facebook.com/estacao.viana.