“Pulsar Viana Kids” revela artistas de palmo e meio da região

O arranque da segunda fase do “Pulsar Viana” vai contar com o talento das crianças de Viana do Castelo. No próximo dia 16 de setembro e até ao final de outubro, o Estação Viana Shopping vai receber o “Pulsar Viana Kids”, uma exposição com os trabalhos desenvolvidos por perto de 300 alunos de escolas da cidade.

As crianças, com idades entre os 6 e 12 anos, foram desafiadas a desenvolver um trabalho inspirado num objeto ou em algo que as fizesse recordar Viana do Castelo, para contar uma história de uma forma plástica. Este conceito visa oferecer uma maior visibilidade e importância aos objetos comuns do dia-a-dia, tornando-os menos banalizados.

Os trabalhos foram desenvolvidos em ateliers de artes plásticas realizados entre os meses de junho e agosto, no Externato São João Bosco e nos programas de ocupação de tempos livres da União de Freguesias de Viana do Castelo e das "Férias de Verão 2017"  da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Os ateliers foram criados e coordenados pela artista Ana Pérez-Quiroga, vencedora do prémio da Sociedade Portuguesa de Autores - SPA para a melhor exposição de Artes Plásticas de 2014 e portadora de uma série de competências pedagógicas indispensáveis para levar a cabo a implementação do Pulsar Viana Kids.

Com esta iniciativa lúdico-pedagógica pretende-se contribuir para a obtenção de uma cultura visual mais alargada e promover a oportunidade das crianças explorarem e desenvolverem uma linguagem plástica e artística como meio de expressão pessoal. A escolha de um objeto por uma criança e o envolvimento desse objeto numa história criada por si e que irá representar a criação de um laço afetivo e cognitivo àquele objeto em particular, de modo a que os mais novos percebam que todos os objetos têm uma história para lá da sua utilização diária.

Ana Pérez-Quiroga trabalha essencialmente com instalação, objetos, fotografia e performance, e as suas temáticas centram-se em torno do quotidiano e seu mapeamento, a importância dos objetos comuns e problemáticas de género. Expõe regularmente desde 1999, destacando-se as participações institucionais na Culturgest. Das principais exposições individuais destacam-se no Museu do Chiado/MNAC – "Breviário do Quotidiano #2" (1999), no Museu Nacional de Arte Antiga – "Natureza-morta" (2004), no Museu Nogueira da Silva, Braga – "From:, To:, Via:" (2012), Museu do Neorealismo, Vila Franca de Xira – "Obra sem senão" (2012), Museu de Arte Popular, Lisboa “Antes morta que Burra” (2014), no Convento de Cristo, Tomar “Tomara que chova” (2015), no Arquivo Municipal Fotográfico “Breviário do Quotidiano #8 – Lisboa” (2016) e no MAAT, Lisboa “APQhome – MAAT” (2017).

Sobre esta iniciativa, Ana Pérez-Quiroga reforça que “Numa época tão acentuadamente marcada pelo descartável, efémero e virtual, reforçar a necessidade de permanência e do real que um objeto tradicional contém e transmite, é crucial para o pleno desenvolvimento da criança.  É a história contada desse objeto que o dota de um significado, negando a sua banalização, porque todos os objetos têm história.”
O projeto cultural Pulsar Viana, do Estação Viana Shopping, cumpre assim o objetivo de promover as tradições da região de Viana do Castelo, através de uma iniciativa lúdico-pedagógica junto do público de todas as idades.

Sobre o Estação Viana Shopping
Inaugurado em 2003, o Estação Viana Shopping é a superfície comercial de referência na cidade de Viana do Castelo e na região Minho litoral. Com 92 lojas, distribuídas por três pisos, tem cerca de 19.182 m2 de Área Bruta Locável (ABL). A arquitetura do Centro é única, com a linha do comboio a atravessá-lo. A par com as lojas de roupa, acessórios, sapatarias, decoração, telecomunicações e serviços os visitantes podem usufruir da zona de restauração e dos mais de 600 lugares de estacionamento. O Estação Viana Shopping oferece ainda aos visitantes uma esplanada panorâmica e o vianamini, um espaço infantil gratuito, inspirado na temática dos comboios e destinado a crianças entre os 2 e os 9 anos de idade.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Estação Viana Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.estacaoviana.pt e na página de Facebook disponível em www.facebook.com/estacao.viana.