R2 desenvolve identidade visual do Concurso de Arte Pública VIArtes 2017

O ViaCatarina Shopping escolheu o atelier de design de comunicação R2 para a divulgação da 4ª edição do concurso VIArtes, concurso que desafia artistas a criarem uma obra de Arte Pública na emblemática fachada do Centro, situado na baixa do Porto.

O atelier, fundado por Lizá Defossez Ramalho e Artur Rebelo, foi responsável pelo desenvolvimento do conceito criativo e da identidade visual do Concurso.

Para a identidade do Concurso os designers partiram de um jogo tipográfico com base em duas letras — ‘V’ e ‘A’ —, cuja sobreposição traduz um conceito síntese que consiste na interseção entre o espaço do ViaCatarina e as Artes. Escritas em caixa alta e ocupando ao  máximo  o espaço dos suportes, a iniciais das palavras ViaCatarina, Viartes e Artes, são compostas num tipo de letra stencil que evoca a arte urbana.  O resultado é uma imagem de fácil leitura contrastada, representada numa  linguagem algo despojada mas vibrante, tendo como  propósito  interpelar os potenciais concorrentes, artistas e arquitectos, a quem se destina este concurso.

Para o lançamento da 4ª edição do VIArtes, o ViaCatarina Shopping procurou uma maior proximidade com o público alvo do concurso - artistas Plásticos e/ou Digitais, Designers, Escultores e Arquitetos – através da escolha de um atelier com elevada experiência e reconhecimento nas áreas artísticas e culturais.

Exemplo disto são as colaborações regulares do R2 com o Museu de Arte Contemporânea de Serralves, Trienal de Arquitetura de Lisboa, Teatro D. Maria II, Fundação Calouste Gulbenkian, Souto Moura – Arquitectos e Phaidon.

Os projetos desenvolvidos pelo R2 valeram-lhes numerosos prémios internacionais e integram coleções de importantes museus — Musée des Arts Décoratifs (França), Heritage Museum (China) ou Deutsches Plakat Museum (Alemanha). Em 2014 o atelier foi distinguido como a European Design Agency of the Year pelos European Design Awards.

As candidaturas ao VIArtes 2017 estão abertas até dia 9 de abril. As informações sobre o júri e o regulamento do Concurso estão disponíveis em www.viacatarina.pt.

Sobre o ViaCatarina Shopping
O ViaCatarina é um espaço carismático e singular, pensado ao pormenor. A excelente localização na zona comercial mais antiga da cidade do Porto, Rua de Santa Catarina, um conjunto de restaurantes que reproduzem a arquitetura tradicional da Ribeiro do Porto, bem como a oferta diversificada de lojas e serviços completam o vasto leque de ofertas neste Centro Comercial, com 11.713 m2 de Área Bruta Locável (ABL). Situado em plena Baixa Portuense, com 81 lojas e 600 lugares de estacionamento, acessos pedestres pela Rua de Santa Catarina e Rua Fernandes Tomás e acessos ao parque de estacionamento, pela Rua Fernandes Tomás e Rua Formosa, concilia toda a comodidade de um espaço central com a diversidade de acessos.
O ViaCatarina está preparado para receber todos os visitantes, nomeadamente os turistas nacionais ou estrangeiros, que poderão ter uma experiência única de compras, lazer e acesso a informações atualizadas sobre eventos da baixa do Porto e outros locais a visitar. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o ViaCatarina Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social.  Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.viacatarina.pt.