Teatro Experimental de Cascais leva “Peter Pan” ao Centro Colombo

No âmbito do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” e da Exposição “O Mundo Fantástico de Paula Rego”, o Teatro Experimental de Cascais está a preparar uma peça inédita, uma adaptação de Miguel Graça, inspirada numa das obras literárias universais mais conhecidas de todos os tempos – “Peter Pan” – onde as personagens refletem o lado mais místico e sonhador, mas também cruel que caracterizam a série de quadros da artista Paula Rego que dá pelo mesmo nome.

A peça de Teatro “Peter Pan” estará em cena no próximo dia 9 de setembro às 19H00, na Praça Central do Centro Colombo e promete surpreender todos os visitantes pela originalidade que sustenta a sua dinâmica e que irá estar em perfeita sintonia com a estrutura expositiva que acolhe a Exposição da artista.

Fazem parte do elenco da peça nomes bem conhecidos na Arte da Representação como o de Ruy de Carvalho (que será o narrador), FF (Peter Pan), Bárbara Branco (Wendy), Henrique Carvalho (Estrelado), Luiz Rizo (Capitão Gancho), Sérgio Silva (Sr. Darling) e Teresa Côrte-Real (Sra. Darling e Sereia), assim como jovens talentos que são já uma referência nacional - Hugo Nicholson Teixeira (Maizomenos), Pedro Russo (Michael), Renato Pino (Viscoso), André Marujo (Pássaro e outras personagens), João Pecegueiro (John), João Santos (várias personagens), José Matos de Oliveira (Sininho), Luís Duran (várias personagens), Pedro Peças (Nana) e Rúben Costa (várias personagens). Ao elenco de atores juntam-se, ainda, os dois jovens vencedores do Casting que foi realizado pelo Teatro Experimental de Cascais, em parceria com o Centro Colombo – João Fialho, que irá representar a personagem “Adeusinho” e Catarina Robim, que será “Lily Tigresa”. Da lista de colaboradores na Peça de Teatro “Peter Pan” destaca-se ainda o contributo de Mónica Alves, nas coreografias e trabalho de corpo, e do Mestre Eugénio Roque, figura ilustre da Esgrima e Luta Artística.

Este ano, a 7ª edição do projeto “A Arte Chegou ao Colombo” quis ir um pouco mais longe através de uma forma de Arte ainda não explorada, trazendo assim – e pela mão do Teatro Experimental de Cascais - uma Peça de Teatro única que nasce da interpretação particular que a artista Paula Rego faz da obra literária “Peter Pan”.

Carlos Avilez, Encenador desta Peça de Teatro, refere a propósito do convite que lhe foi dirigido pela agência de ativação State of The Art (em nome do Centro Colombo) que se trata de uma “iniciativa muito importante para o Teatro Experimental de Cascais”, reforçando que “para os artistas portugueses é muito importante existir estes apoios e ter, por parte de uma organização como o Centro Colombo, este interesse a nível cultural. Esta iniciativa, envolvendo também o nome da Paula Rego, é motivo de elogio. O Centro Colombo está de parabéns e, nós, também!”

A obra literária “Peter Pan” já teve múltiplas adaptações, mas chegou agora a vez de ser apresentada ao público numa Peça de Teatro verdadeiramente inspiracional que, pela primeira vez, estará em cena num espaço diferente do habitual e acessível a todos.

Para Fernando Alvarez, Cenógrafo e Produtor da Peça de Teatro “Peter Pan”, este espetáculo é um grande desafio que teve como “principal motor” na sua realização o universo da artista Paula Rego e a sua visão pessoal sobre a obra: “a inspiração adveio das gravuras da série Peter Pan que a Paula Rego nos apresenta, de uma forma fantástica e violenta, cruel e sonhadora. Procurei o equilíbrio destes dois pratos da balança – o mundo infantil e cruel e o mundo adulto, fantasioso e secreto”.

Há todo um cenário mágico de cores, formas, sequências e imagens que está a ser trabalhado ao pormenor, neste momento, pelo Teatro Experimental de Cascais com o elenco de atores que integram a peça, para que o “Peter Pan” continue a ser uma personagem verdadeiramente universal, que não quer crescer e ser adulto e possa, assim, surpreender todos os que no dia 9 de setembro visitem o Centro Colombo. Uma proposta cultural a não perder!

Sobre “A Arte Chegou ao Colombo”
“A Arte Chegou ao Colombo” é um projeto único e diferenciador que procura, de uma forma natural e intuitiva, contribuir para a divulgação e promoção das diferentes atividades e manifestações culturais. A iniciativa foi lançada em 2011 e contou, no primeiro ano de arranque, com a parceria do Museu Coleção Berardo na exposição dos trabalhos de quatro artistas nacionais – Joana Vasconcelos, Miguel Palma, Susana Anágua e Isaque Pinheiro. Seguiram-se depois o MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga (2012), a Exposição “Andy Warhol – Icons” (2013), a instalação interativa “The Pool” da artista norte-americana Jen Lewin (2014) e a “A Divina Comédia de Salvador Dalí” (2015). Em 2016, a iniciativa recebeu a Exposição Terry O’Neill – “Faces of the Stars”.

Sobre o Centro Colombo
O Centro Colombo, um dos maiores centros comerciais da Península Ibérica com 113.858 m2 de Área Bruta Locável (ABL), dispõe de mais de 340 lojas e possui características únicas que, juntamente com a sua enorme variedade de oferta, permitem ao consumidor a melhor experiência em compras. Com uma área de abrangência supra regional, no Centro Colombo encontra tudo aquilo que possa imaginar. São mais de 60 restaurantes, 8 salas de cinema e um IMAX, Jardim Exterior, Health Club, Parque Infantil (ColomboLand), Espaço BabyCare e Bowling City, além de vários serviços de apoio ao cliente e das maiores lojas âncora do país que incluem as marcas mais procuradas pelos consumidores. Desta forma, o Centro Colombo representa uma oferta completa caracterizada pela Inovação e Diferenciação dos seus produtos e serviços, com o intuito de maximizar o conforto e segurança dos seus clientes. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Centro Colombo assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.colombo.pt e na página de FaceBook em https://www.facebook.com/centrocolombo.