ViaCatarina Shopping lança nova edição de VIArtes e abre a participação a artistas estrangeiros

Candidaturas abertas até 9 de abril

O ViaCatarina Shopping lança a 4ª edição do VIArtes, o concurso que desafia artistas a criarem uma obra de Arte Pública na emblemática fachada do Centro, antigo edifício da sede do jornal O Primeiro de Janeiro, situado na Rua de Santa Catarina, no Porto. Pela primeira vez, desde o seu lançamento, o VIArtes vai ser aberto a artistas estrangeiros.

Com o lançamento de mais uma edição, o ViaCatarina Shopping reforça o seu apoio à criação artística e o seu papel de promotor da arte pública, enquanto veículo de comunicação e envolvimento com a comunidade residente e visitante da cidade do Porto.

Exemplo disto, são as obras vencedoras das edições anteriores, que transformaram a fachada do ViaCatarina Shopping num acontecimento cultural e conseguiram captar a atenção de todos, ao trazer uma marca de modernidade a uma das mais antigas ruas da cidade.
Para Tomás Furtado, diretor do ViaCatarina Shopping, Hoje podemos afirmar que o VIArtes já faz parte do círculo artístico da cidade do Porto. Desde o lançamento da primeira edição do concurso, há quatro anos, o ViaCatarina Shopping tem reforçado a sua proximidade com a comunidade artística. Temos a missão de fazer chegar a arte a mais públicos e ter uma participação cada vez mais ativa junto das iniciativas artísticas e culturais da cidade e dar oportunidade de torná-las visíveis e memoráveis.

A proposta vencedora deverá ser concretizada com o valor de 20 mil euros, o que incluí a remuneração do artista e de todos os recursos necessários à conceptualização, produção e implementação da obra, que realce a fachada do ViaCatarina Shopping, conferindo maior valor estético e envolvendo o público em geral.

Podem participar no VIArtes 2017 os artistas Plásticos e/ou Digitais, Designers, Escultores e Arquitetos portugueses e/ou estrangeiros, que entreguem as suas candidaturas até à data limite de participação, dia 9 de abril de 2017.

Sónia da Rocha, Diretora do Programa de Arte Pública da Sonae Sierra, destaca a internacionalização do Concurso “depois de termos recebido excelentes trabalhos de artistas portugueses, chegou o momento de abrir as portas do VIArtes ao circuito internacional da Arte, acompanhando assim a tendência criativa que a cidade do Porto tem revelado.”

As informações sobre o júri e o regulamento do Concurso estão disponíveis em www.viacatarina.pt.

Sobre o ViaCatarina Shopping
O ViaCatarina é um espaço carismático e singular, pensado ao pormenor. A excelente localização na zona comercial mais antiga da cidade do Porto, Rua de Santa Catarina, um conjunto de restaurantes que reproduzem a arquitetura tradicional da Ribeiro do Porto, bem como a oferta diversificada de lojas e serviços completam o vasto leque de ofertas neste Centro Comercial, com 11.713 m2 de Área Bruta Locável (ABL). Situado em plena Baixa Portuense, com 81 lojas e 600 lugares de estacionamento, acessos pedestres pela Rua de Santa Catarina e Rua Fernandes Tomás e acessos ao parque de estacionamento, pela Rua Fernandes Tomás e Rua Formosa, concilia toda a comodidade de um espaço central com a diversidade de acessos.
O ViaCatarina está preparado para receber todos os visitantes, nomeadamente os turistas nacionais ou estrangeiros, que poderão ter uma experiência única de compras, lazer e acesso a informações atualizadas sobre eventos da baixa do Porto e outros locais a visitar. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o ViaCatarina Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social.  Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.viacatarina.pt.