Empresas Sonae oferecem estágios a jovens das melhores universidades

As Empresas Sonae proporcionam mais de 30 estágios a jovens das melhores universidades portuguesas que participaram no Dia Contacto, o evento anual das Empresas Sonae realizado no passado dia 3 de abril, destinado aos melhores alunos finalistas do ensino superior em Portugal. Tendo em conta as competências pessoais e profissionais evidenciadas neste dia, os jovens selecionados terão oportunidade de iniciarem as suas carreiras nas Empresas Sonae até ao final do ano, através de estágios remunerados disponibilizados pelos diferentes negócios. José Côrte-Real, administrador da Sonae com o pelouro dos Recursos Humanos, afirma: “O Programa Contacto é uma iniciativa que dá oportunidade aos jovens de demonstrarem o seu potencial e iniciarem a sua carreira num grupo sólido como a Sonae, que aposta no desenvolvimento pessoal e profissional dos jovens, valorizando-os. Esta é uma oportunidade, a par de outros programas de estágio e recrutamento que existem no grupo, que se torna ainda mais relevante face à situação atual do mercado de trabalho, onde as oportunidades de emprego são cada vez mais escassas”. O Dia Contacto 2013 contou com a presença de mais de 60 jovens. Entre as escolas representadas estiveram o ISEG, o ISCTE, a Universidade Católica (Porto e Lisboa), o Instituto Superior Técnico de Lisboa, a Universidade Nova de Lisboa e as Universidades de Coimbra, Minho e Porto. Os perfis foram heterogéneos, havendo maior representatividade dos cursos ligados à Engenharia, Economia, Gestão, Finanças, Marketing e Tecnologias da Informação. Dia Contacto distingue projetos de energia renovável, gestão de filas de espera e avaliação de riscosDurante este dia os convidados puderam conhecer de perto a realidade das Empresas Sonae, tendo estado em contacto com o CEO da Sonae e com alguns elementos da sua equipa de gestão de topo. Os jovens talentos foram desafiados a criar um serviço ou produto inovador para uma das áreas de negócio das Empresas Sonae, demonstrando assim as suas competências pessoais e profissionais. O trabalho realizado conduziu à distinção de projetos relacionados com energias renováveis, otimização de filas de espera e avaliação de riscos na área dos seguros. Inês Pereira, Mestre em Bioengenharia pela FEUP e Finalista do Mestrado em Gestão na Universidade Católica Portuguesa do Porto, afirma: “ [Este foi] Um dia excelente e de excelência. Estou muito grata pela oportunidade de pertencer a este grupo de aventureiros que participaram no Dia Contacto 2013. Acreditava que ia ser um bom dia, mas acabei com muito mais do que isso. O dia foi marcado por muitos sorrisos, empenho, criatividade e até exercício físico! Uma oportunidade de conhecer um pouco mais a Sonae e os seus colaboradores, colegas fantásticos, e de sonhar com novos rumos. Momentos assim fazem-nos querer mais e mais.”Tomás Aguiar Archer de Carvalho, Licenciado em Ciências do Meio Aquático pelo ICBAS e Finalista do Mestrado em Gestão na Universidade Católica Portuguesa do Porto, refere que “As expetativas eram elevadas e ainda assim foram altamente superadas. Tive a oportunidade de conhecer a Sonae por dentro e de presenciar aquilo que posso definir como um ambiente empresarial único e com um carisma próprio. Um dos pilares da empresa descritos pelo seu CEO são as pessoas e isso sente-se parecendo existir um ADN próprio Sonae nos seus colaboradores. Durante o dia senti-me continuamente desafiado e estimulado a superar-me, com um grupo que se revelou muito entusiasmante. Foi sem dúvida uma série de exercícios muito completos e que me proporcionou uma aprendizagem importante.Mariana Luís, finalista do Mestrado em Gestão na Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, revela: “A nossa equipa não foi a vencedora. Contudo, também fomos vencedores à nossa maneira pois ganhamos e aprendemos uns com os outros. Partilhamos momentos de aprendizagem, conhecimento e acima de tudo alegria, diversão e dinamismo. (…) Foi sem dúvida uma experiência muitíssimo positiva. Consideramos este C-Day não como um dia isolado mas sim como uma ponte para esta rede Contacto, onde esperamos vir a estabelecer laços pessoais e profissionais.”(Comunicado integral e fotografia do grupo vencedor em anexo)Para mais informações contactar:Gonçalo NobreM 351 93 740 51 04T. 351 21 319 56 48F. 351 21 315 62 91gn@ban.ptAvª João Crisóstomo, 30 - 6º Esq1050-127 LisboaPORTUGALwww.ban.pt