Estágios nas empresas Sonae captam interesse de jovens de 38 países

Programa de recrutamento de jovens talentos para as Empresas Sonae captou o interesse de cerca de 1.500 finalistas de licenciatura e mestrado de diferentes formações e geografias
Assessment Day recebeu 80 candidatos selecionados oriundos de 7 países
Edição do 30º aniversário pode oferecer mais de 50 estágios a jovens “gyroscopers”
Sonae reforça posicionamento enquanto escola de líderes

As Empresas Sonae receberam 80 jovens talentos de elevado potencial para o Assessment Day do Programa Contacto, iniciativa que pretende atrair e integrar jovens talentos, elegendo os que conquistarão um dos vários estágios que as Empresas Sonae vão proporcionar este ano. Os participantes foram selecionados entre os mais de 1.400 finalistas de licenciatura e de mestrado que demonstraram interesse no programa de recrutamento de jovens talentos para as Empresas Sonae, que este ano atingiu o recorde com 38 nacionalidades representadas.

Maria Antónia Cadilhe, diretora de Talent Management da Sonae, afirma: “A estratégia de internacionalização das Empresas Sonae tem contribuído para um reforço do seu reconhecimento a nível global, não só ao nível do desenvolvimento de negócios sustentáveis, como da implementação das melhores práticas de gestão de pessoas. As Empresas Sonae são hoje referências enquanto escolas de líderes, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional dos seus colaboradores, o que as torna atrativas para jovens talentos de elevado potencial que pretendem construir carreiras de sucesso a nível global”.

Para o Assessment Day, que se realizou no Sonae Learning Center, na Maia, foram selecionados jovens de 7 países e diferentes formações de base. Entre os cursos mais representados estiveram os de Economia, Gestão, Finanças, Engenharias, Sistemas da Informação e Design Têxtil. Entre as várias escolas representadas destacaram-se a Universidade Nova de Lisboa, ISEG, Católica Lisbon, Católica Porto, FEP, FEUP, Instituto Superior Técnico, Universidade do Minho e a espanhola Instituto Empresa Business School.

Candidatos colocados à prova podem conquistar mais de 50 estágios
As Empresas Sonae estão à procura de mais de 50 jovens talentos de elevado potencial, finalistas de licenciatura e mestrado nas mais diversas áreas de formação. Através do Programa Contacto, iniciativa pioneira em Portugal de captação de jovens de elevado potencial que comemora este ano o seu 30º aniversário, as Empresas vão proporcionar estágios remunerados durante nove meses, dando a oportunidade aos jovens de desenvolverem os seus conhecimentos e ingressarem no mercado de trabalho.

As Empresas Sonae estão a selecionar “Gyroscopers”, entendidos como talentos com uma mente aberta e perspetiva global. Estas soft skills foram avaliadas durante o Assessment Day, onde os participantes foram desafiados a conhecer a Sonae e a demonstrar as suas competências e valores através da resposta a vários desafios e dinâmicas relacionadas com o tema “ter mundo”. Os trabalhos incluíram desafios de inovação, entrevistas one-to-one, pitchs de apresentação e dinâmicas de grupo, procurando jovens com perfil ambicioso, criativo, empreendedor, intelectualmente curioso, flexível e com foco na excelência.

Na sequência do Assessment Day, a Sonae irá realizar um match entre as preferências dos candidatos e as preferências dos orientadores de forma a, posteriormente, enviar convite aos jovens selecionados para estagiar nas Empresas Sonae durante 9 meses.

30 anos a criar líderes
Criado em 1986, o Programa Contacto tem por missão atrair e integrar, nas diferentes Empresas Sonae, jovens talentos, com diferentes formações de base, que ambicionem ter acesso aos melhores líderes e que pretendam desenvolver competências ambidextras, bem como construir uma rede alargada de networking.

O Programa tem também na sua missão consolidar em cada ano a longa e estratégica relação de parceria que a Sonae construiu com as Universidades, contribuindo deste modo para uma ligação efetiva entre a academia e o mercado de trabalho.

Ao longo deste 30 anos já foram recebidas mais de 40 mil candidaturas ao Programa Contacto, que conduziram à seleção e participação de mais de 4.500 jovens de diferentes áreas de conhecimento e nacionalidades no ‘‘Dia Contacto’’, sendo que algumas centenas destes acabaram por integrar as equipas das Empresas Sonae e, inclusive, assumir funções de liderança.

(Comunicado integral e fotos do grupo de participantes no Assessment Day e de Maria Antónia Cadilhe em anexo)