SOLUÇÃO TECNOLÓGICA CO-DESENVOLVIDA PELA SONAE MC EM TESTE INTERNACIONAL

• Trata-se da solução Shopview, que usa a tecnologia de processamento de imagem para gerir o reabastecimento das lojas
  • A solução foi desenvolvida pela Sonae MC, WeDo Technologies e Fraunhofer Portugal
  • O teste decorreu na retalhista austríaca SPAR

A Sonae MC desenvolveu, em parceria com a WeDo Technologies e a Fraunhofer Portugal, o projeto “ShopView2Market”, que pretende assumir-se como uma solução inovadora para melhorar e facilitar os processos de reaprovisionamento dos operadores de retalho. A solução foi, recentemente, testada pela retalhista austríaca, SPAR.

A solução ShopView utiliza tecnologia de processamento de imagem de última geração, juntamente com um dispositivo semiautomático, para comparar o layout da prateleira com os planos de colocação de produtos (planogramas), detetando a localização incorreta dos artigos e situações de rutura de stocks.

A verificação dos lineares é uma atividade realizada diariamente pelos retalhistas alimentares para evitar a colocação incorreta de produtos ou a ausência de stock, porque isso gera insatisfação juntos dos consumidores, diminui receitas e provoca, até, penalidades contratuais por parte dos fornecedores.

O teste internacional realizado na SPAR Austria veio comprovar a utilidade e relevância desta solução tecnológica para os operadores de retalho alimentar. A iniciativa foi realizada no âmbito de um processo de cooperação estabelecido entre a retalhista austríaca e a Sonae MC, nos domínios da partilha de conhecimento e da identificação de melhores práticas, através do programa Exchange Experience, desenvolvido pelo departamento de inovação da Sonae.

O projeto "ShopView2Market" foi apoiado pela Agência Nacional de Inovação (ANI), em Portugal, através do programa Portugal 2020 “Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico - Projetos Demonstradores em Copromoção”, que promove a investigação aplicada e o desenvolvimento.

Declarações:
De acordo com Nuno Borges, Diretor de Desenvolvimento da BIT, área de Sistemas de Informação da Sonae, “ este projeto, e o subsequente piloto, resulta de uma cooperação de elevada qualidade entre a nossa empresa e os nossos parceiros tecnológicos, levando a um uso extremamente eficiente da tecnologia de imagem. Tal só é possível devido à combinação de distintas áreas de conhecimento, permitindo dar o primeiro passo no que poderá ser um avanço importante para as operações dos retalhistas. Os primeiros resultados fazem-nos acreditar que juntos estamos a criar um grande avanço nos processos de reabastecimento. "
Michael Pecher, Diretor de Coordenação para diferentes filiais na SPAR Austria e membro do Conselho de Inovação da empresa, referiu que " apesar de ainda estar em desenvolvimento, o protótipo funciona. Consideramos que pode ajudar a resolver um desafio de negócio para os retalhistas ajudando-nos, consequentemente, a servir melhor os nossos clientes ".
Martin Gleiss, Diretor de Logística na SPAR Austria afirma que “ o envolvimento da equipa do projeto ShopView2Market na prova de conceito do sistema, realizada num dos nossos supermercados, demonstrou o espírito inovador da Sonae e dos seus parceiros. O potencial da automatização do processo de gestão de planogramas e de deteção da ausência de stock nas prateleiras é definitivamente relevante para nós. "

Sobre a Sonae MC
A Sonae MC, líder do mercado nacional no Retalho Alimentar, conta com um conjunto de formatos de negócio distintos: Continente (hipermercados), Continente Modelo e Continente Bom Dia (supermercados de conveniência), Meu Super (lojas de proximidade), Bom Bocado, Bagga (cafetarias e restaurantes), Note! (livraria/papelaria), Well’s (saúde, bem-estar e ótica) e ZU (produtos e serviços para cães e gatos). Mais recentemente, e apostando na liderança nas áreas da saúde e bem-estar, abriu o primeiro supermercado especializado em alimentação saudável – Go Natural.

Empresa de retalho.