Sonae eleita melhor empregador do mundo

Prémio contou com o apoio da Porto Business School e da Lisbon MBA, que recomendaram a Sonae pelas suas práticas de gestão de talento.

A Sonae foi considerada a melhor empresa do mundo para estudantes de MBA (Master of Business Administration). A distinção, atribuída pela Associação Internacional de MBAs (AMBA) na categoria ’MBA Employeer’, reconhece a abordagem da Sonae na atração e desenvolvimento de talento, nomeadamente com um percurso ao nível do MBA, bem como o investimento em parcerias duradouras com escolas de gestão.

Trata-se da primeira vez que a organização sediada em Londres lança um prémio nesta categoria, que teve como finalistas as empresas multinacionais Amazon, American Express, BP, Diageo e Philips, bem como a vencedora Sonae, que se distinguiu pela abordagem inovadora para atrair, desenvolver e reter talento.

Maria Antónia Cadilhe, diretora de Talent Management & Development da Sonae, afirma: “Este prémio é um reconhecimento da Sonae enquanto escola de líderes e de desenvolvimento de talentos. Desde sempre que a Sonae procura proporcionar às suas pessoas, independentemente da sua função, geração ou geografia, experiencias que potenciem o seu crescimento pessoal e profissional. O MBA assume-se como uma ferramenta relevante, seja como fonte de captação de talento externo ou de desenvolvimento de potencial interno.”

Na Sonae são vários os exemplos de colaboradores que, aos vários níveis da organização, refletem na gestão da sua atividade e equipas a experiência resultante do investimento num MBA. Marta Cunha e Abdelrahman Ibrahim são um exemplo de dois colaboradores Sonae com um MBA no seu percurso. A Marta, atualmente Diretora de Clientes na Sonae MC, em 2014 assumia funções numa outra área da empresa, quando apostou na realização do MBA na Porto Business School, tendo sido considerada o “Melhor aluno de MBA do Mundo” pela AMBA. Abdelrahman veio para Portugal participar no International MBA e foi captado pela Sonae para assumir a função de business project manager, colocando a sua criatividade e espirito empreendedor ao serviço da organização.

Gestão de talento e parcerias com as principais escolas de gestão

Criar contextos que potenciem a aprendizagem e desenvolvimento dos seus colaboradores é, desde sempre, um objetivo da Sonae. Internamente reconhecida como uma condição de base para atingir um elevado ritmo de crescimento, é endógena a pressão para desenvolver e implementar iniciativas que permitam aos colaboradores Sonae ir mais longe nos domínios profissional e pessoal.

Com este princípio de base, o Grupo foi, ao longo da sua história, colocando às suas equipas objetivos exigentes em matéria de desenvolvimento de pessoas, incorporando, de uma forma inequívoca, nas atribuições de cada colaborador a responsabilidade de formar e desenvolver os outros, ao mesmo tempo que apostou na criação de um conjunto de programas e iniciativas estruturadas que visam complementar o projeto de desenvolvimento construído entre o líder e a sua equipa.

Hoje, a Sonae orgulha-se de ter construído as condições que permitem potenciar, de uma forma direcionada às necessidades dos diferentes segmentos de colaboradores, o desenvolvimento das suas pessoas, desde os níveis mais operacionais a estratégicos da empresa, considerando as diferentes gerações e geografias que caraterizam o seu capital humano.

No domínio do desenvolvimento das competências de gestão e liderança, a Sonae Academy Management&Leadership assume-se como o veículo privilegiado para os quadros Sonae, sendo para o efeito estabelecidas parcerias de longa duração com diversas escolas nacionais e internacionais de gestão.

Sendo o MBA uma iniciativa com elevado impacto no desenvolvimento pessoal e profissional, bem como na construção de uma network nacional e internacional relevante, é reconhecido pela Sonae como um instrumento relevante para desenvolver e captar talento. Para este efeito a Sonae tem vindo a estabelecer e consolidar parcerias com escolas referência como são exemplo a Porto Business School, Lisbon MBA, Católica Porto Business School, Harvard Business School, IMD, London Business School, IE Business School, Cranfield School of Management e INSEAD.

“É para a Sonae uma honra esta distinção a nível global. Acreditamos que a mesma é o reconhecimento de um investimento de longa data que temos adotado na captação de potenciais líderes, bem como no desenvolvimento interno do nosso talento. É, simultaneamente, uma distinção que nos responsabiliza pela continuidade na implementação desta estratégia” conclui Maria Antónia Cadilhe.

Sobre a Association of MBAs

Fundada em 1967, em Londres, a AMBA é uma organização independente na área da educação avançada em gestão e tem como missão assegurar padrões de excelência deste ensino internacionalmente, em prol de escolas de gestão, alunos, alumni e empregadores. A AMBA organiza anualmente a cerimónia dos “Golden Awards” para a sua rede de associados, em que distingue empresas, escolas e alunos cujo desempenho seja distintivo.

Mais informação em www.mbaworld.com

(Comunicado e fotografias em anexo)