Sonae investe 63,3 milhões de euros em inovação nas áreas de retalho

A Sonae investiu 63,3 milhões de euros[1] em projetos de inovação nas áreas de retalho, envolvendo diretamente cerca de 2.600 colaboradores em tarefas de inovação – investigação, desenvolvimento e implementação. O investimento realizado permitiu o desenvolvimento de novos produtos, serviços e processos de negócio, contribuindo para o reforço das posições de liderança da Sonae e para a expansão internacional das suas atividades.João Günther Amaral, diretor de Inovação da Sonae, afirma que “a inovação está na essência dos nossos negócios, pelo que todos os dias, os nossos colaboradores são estimulados a inovar. Seja através da participação ativa no desenvolvimento de novas lojas, novos e melhorados produtos e serviços, seja na criação de novas promoções e aperfeiçoamento dos processos de trabalho. Sempre com o objetivo de entregar mais valor aos nossos clientes.” Os processos de inovação contaram com a participação dos mais de 30 mil colaboradores das áreas de retalho da Sonae. Os resultados acabam de ser disponibilizados na nova plataforma de inovação da Sonae, disponível em http://www.inovacaonoretalho.sonae.pt Inovação gera novos produtos, serviços e processosDe entre as várias centenas de projetos levados a cabo pela Sonae em 2012 destaque para o desenvolvimento dos produtos ‘Bidão biodegradável’ e o ‘Peugaiter’, as ‘gamas de marcas exclusivas Continente’ e a ‘bola League Pro’, bem como serviços únicos onde se incluem o ‘Centro de Assistência Técnica da Apple’, os ‘Serviços Well’s’ e a utilização de ‘tablets no atendimento ao cliente Zippy’. O desenvolvimento do novo conceito de ‘Hipermercado do Futuro’, que foi implementado no Continente de Cascais e o novo conceito de supermercados ‘Continente Bom Dia’ viram também a luz do dia em 2012.A inovação aconteceu igualmente ao nível da organização e dos processos de negócio, contribuindo para ganhos de eficiência que fazem da área de retalho uma referência internacional no setor. Esta é uma das explicações para a Sonae conseguir reforçar de forma consistente os descontos concedidos aos seus clientes e, em simultâneo, apresentar uma rentabilidade operacional superior ao setor.O sucesso da estratégia de inovação em 2012 conduziu à conquista de dezenas de prémios nacionais e internacionais como o prémio de inovação em comércio eletrónico ‘Navegantes XXI’, o ‘Digital Communication Awards’ atribuído à ‘Rede Contacto’ e o ‘Kaizen Lean Award’ envolvendo os processos de melhoria contínua. A Sonae aposta numa estratégia de inovação aberta, envolvendo os colaboradores, parceiros de negócio, universidades, outros retalhistas e empresas dos mais variados setores de atividade. A Sonae é uma das empresas portuguesas que mais investe em inovação, adotando um modelo descentralizado com facilitação central, ou seja, promovendo através de uma estrutura central a inovação e a partilha de informação entre os vários negócios.Em 2013, a Sonae tem como prioridade a promoção da inovação em toda a organização, envolvendo todos os colaboradores nos processos de inovação, mantendo a aposta na inovação aberta, fomentando a troca de conhecimento e o desenvolvimento de novos projetos com universidades e centros de investigação, parceiros de negócio e outros públicos relevantes. O objetivo é continuar a criar valor para os clientes, uma maior eficiência ao nível dos custos operacionais e o reforço da produtividade e motivação dos colaboradores.João Günther Amaral conclui: “Apesar da conjuntura, a Sonae vai continuar a investir em inovação, pois esse é um garante para a criação de vantagens competitivas a longo prazo, contribuindo para um reforço das nossas posições de liderança em Portugal, mas também para a afirmação internacional das nossas insígnias.”(Comunicado integral em anexo)Para mais informações contactar:Gonçalo NobreM 351 93 740 51 04T. 351 21 319 56 48F. 351 21 315 62 91gn@ban.ptAvª João Crisóstomo, 30 - 6º Esq1050-127 LisboaPORTUGALwww.ban.pt