Sonae investe em novo conceito de loja Worten

A Sonae SR vai introduzir um novo conceito de loja nas cerca de 180 lojas Worten na Península Ibérica. A decisão surge no seguimento do sucesso dos testes de mercado realizados através de unidades-piloto, nomeadamente na loja de Sines, inaugurada em setembro último.

O teste de mercado revelou que o novo formato apresenta um desempenho superior à média das restantes lojas, tendo contribuindo para o reforço da posição competitiva da Worten em Portugal, estimada em 1,1pp nos primeiros nove meses do ano.

Para potenciar a expansão do novo conceito, está previsto um investimento de 50 milhões de euros na Worten, que beneficiará progressivamente todas as lojas da insígnia em Portugal e Espanha.

Miguel Mota Freitas, CEO da Sonae SR, afirma: “Na Sonae procuramos estar sempre na vanguarda e antecipar as necessidades dos clientes. Esta postura tem permitido à Worten conquistar um espaço único entre as famílias portuguesas, beneficiando do seu reconhecimento pelo esforço que colocamos, todos os dias, para oferecer os melhores produtos aos melhores preços. Acreditamos que o novo conceito de loja vai permitir reforçar ainda mais esta fidelidade dos clientes e consolidar o desempenho superior ao mercado da Worten, contribuindo para o reforço da nossa quota de mercado em Portugal.”

Worten cria lojas do futuro

As novas lojas Worten apresentam num novo layout e organização dos espaços, bem como um reforço da oferta e a disponibilização de soluções inovadoras. A interação com os clientes é potenciada pela utilização de tecnologia e pela promoção da estratégia omnicanal, com vista a proporcionar uma experiência de compra mais enriquecedora e gratificante aos clientes da marca.

Em termos de ambiente de loja, os novos espaços apresentam melhorias a vários níveis: corredores bem definidos, o que facilita a circulação; identificação clara das principais áreas; colocação de chão alcatifado, proporcionado um ambiente mais confortável; alteração da altura dos equipamentos, permitindo uma visão mais ampla dos espaços; maior utilização de ecrãs como forma de comunicação e interação com o cliente; e espaços de marcas de referência atrativos para o cliente.

Em termos de negócio, são introduzidas áreas de destaque para novas categorias como, por exemplo, os robots de cozinha e a vida ativa, existindo, igualmente, uma reformulação das áreas já existentes, de forma a proporcionar ao cliente uma nova experiência de compra (exemplos: televisores, cuidados pessoais, tablets, entretenimento, zona infantil, bilheteira).

Em termos de comunicação, o novo conceito possibilita um reforço da comunicação de linear, de forma a facilitar ao cliente a sua escolha, e uma maior interligação da loja com as várias componentes do mundo Worten (Worten Online, Revista Digital Switch, Redes Sociais, Canal Youtube).

Ao nível de serviços, é reforçado o serviço Worten Resolve, onde os clientes podem solucionar todos os seus problemas num único lugar, e implementado um ponto de reciclagem diferenciador e com maior destaque.

Em paralelo, existe uma forte aposta na inovação tecnológica, visível não só na maior oferta, em loja, de artigos tecnológicos (impressora 3D, televisores HD ultra finos, equipamentos com eco bubble technology), mas sobretudo no facto de se potenciar uma maior interação com os clientes.

Falamos, por exemplo, dos quiosques multimédia interativos, que permitem aos clientes aceder às milhares de referências disponíveis em Worten.pt. Por outro lado, o novo conceito de loja Worten disponibiliza ainda QR CODES para aceder a conteúdos diversificados, bem como pontos de experiência com realidade aumentada e sistema comparativo de topos de gama em smartphones, tablets e máquinas fotográficas reflex, sem esquecer os pontos de experimentação Bluetooth.

(Comunicado integral e imagem em anexo)