Worten e Sonae promovem concerto de música sinfónica portuguesa em Espanha

• Iniciativa fomenta a internacionalização da música portuguesa e permite partilha de experiência e conhecimento ao juntar a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música a coros espanhóis.
• Concerto integra política de responsabilidade social da Worten, que se propõe a celebrar a inovação e a tecnologia através da música, e da Sonae, que visa promover a cultura e criatividade.
• Com o apoio da Worten e da Sonae, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, leva 118 músicos a Madrid sob direção do maestro Baldur Brönnimann.

A Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música vai apresentar-se em Madrid, num concerto único que conta com a participação do Coro da Comunidade de Madrid e do Coro Juvenil da Comunidade de Madrid. A iniciativa, que decorrerá este sábado, dia 15 de outubro, no Auditório Nacional de Música de Madrid, é promovida pela Worten e conta também com o apoio da Sonae, mecenas da Casa da Música.
A Worten está presente em Espanha há sete anos e conta atualmente com 52 lojas físicas e uma loja online no país. A marca, que se encontra num momento de expansão, pretende com esta iniciativa fomentar a internacionalização da música portuguesa e possibilitar o estabelecimento de laços com a música espanhola, contribuindo para a partilha de experiência e conhecimento ao juntar a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música a coros espanhóis

Miguel Mota Freitas, CEO da Worten, afirma: "A Worten tem vindo a investir na promoção da cultura ao longo os anos, estimulando a criatividade e inovação na sociedade e possibilitando a internacionalização da música sinfónica portuguesa, nomeadamente em Espanha onde está a desenvolver-se e tem uma forte presença. A realização deste concerto é o mais um exemplo desse trabalho e benefício para a comunidade. Este ano temos também a integração dos dois coros de Madrid, numa ação sem precedentes que espero que continue a desenvolver-se nos próximos anos. "
O concerto enquadra-se na política de responsabilidade corporativa da Worten, que se propõe a celebrar a inovação e a tecnologia através da música, e da Sonae, que procura promover a cultura e criatividade nos vários países onde está presente. Todos os anos, a Sonae investe entre 8 a 10 milhões de euros em iniciativas de responsabilidade social corporativa, atuando em áreas como a sensibilização ambiental, educação e empreendedorismo, saúde e desporto, ciência e inovação e solidariedade social e cultura, onde se inclui este concerto em Madrid que promove em conjunto com a Worten. A apresentação integra ainda as iniciativas da Sonae Art, marca que coordena e reúne as iniciativas relacionadas com o apoio, promoção e incentivo à arte e cultura da Sonae.

Um concerto que atravessa fronteiras
No sábado, 15 de Outubro, o agrupamento da Casa da Música e os dois coros da Comunidade de Madrid vão interpretar várias obras de música clássica, sob a direção do renomado maestro Baldur Brönnimann. Entre as peças a apresentar estão as obras de Ângela da Ponte, La mer soulevée; Luís de Freitas Branco, paraísos artificiais; Claude Debussy, La mer; Pierre Boulez, notações I-IV e VII; e Maurice Ravel, Daphnis et Chloé Suite # 2.
Beneficiando do apoio da Worten e da Sonae, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música já se apresentou um pouco por todo o mundo, nomeadamente em prestigiadas salas de Áustria, França, Luxemburgo, Antuérpia, Países Baixos, Espanha ou Brasil. Com origens em 1947, foi integrou e foi dirigida por reputados músicos da cena sinfónica, cintando atualmente com 94 instrumentistas, o que lhe permite executar qualquer repertório musical, desde clássicos ao moderno.
O atual diretor, o suíço Baldur Brönnimann, carrega a batuta da orquestra desde janeiro de 2015 e apresenta uma grande versatilidade, podendo dirigir uma vasta criação musical. Baldur Brönnimann estudou na Academia de Música de Basel e no Royal Northern College of Music, em Manchester, onde mais tarde foi nomeado professor convidado de direção de orquestra.

Sonae Art agrega iniciativas culturais da Sonae e das suas insígnias
A marca Sonae Art agrega as iniciativas de responsabilidade social da Sonae na área das Artes e Cultura, funcionando em parcerias com as insígnias e participadas, como é o caso da Worten no concerto da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música em Madrid.
A marca Sonae Art está hoje associada a projetos como a Casa da Música, o Museu de Serralves e o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, entre outros, bem como a iniciativas próprias e em parceria, como o prémio Sonae Media Art ou as residências artísticas Sonae Serralves.
A Sonae Art assume-se também como Mecenas das Digressões dos Agrupamentos Residentes da Casa da Música, onde se inclui a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, cuja atuação em Madrid é viabilizada pelo apoio exclusivo da Sonae e da Worten.

(Comunicado integral e fotografia de concerto em anexo)