• SUMA/

SUMA multiplica boas práticas de cidadania em Celorico de Basto com ECO KIOSKO Júnior

Durante os meses de abril e maio, cerca de 1000 crianças do Município de Celorico de Basto exploraram o ECO KIOSKO Júnior, uma unidade móvel de sensibilização ambiental desenvolvida pela SUMA.

Com formato de biombo tríptico – três painéis articulados, que correspondem a três zonas distintas com atividades pedagógicas -, o ECO KIOSKO Júnior apresenta-se num formato de exploração sensorial e multimédia, sem necessidade de supervisão ou dinamização por técnicos especializados, através de jogos de correspondência por rotação de roldanas, que incidem sobre as temáticas do acondicionamento e deposição de resíduos, dos 5 Rs – Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Respeitar e Responsabilizar – e da cidadania ativa, e de filmes informativos, formativos e videoclipes de promoção das boas práticas de urbanidade e consumo sustentável.

O ECO KIOSKO Júnior constitui-se como mais uma estrutura de sensibilização de formato inovador, que procura responder às crescentes exigências de propagação de mobilização comportamental face à prevenção da produção de resíduos em espaços não convencionais.

A estrutura esteve disponível em todos os Centro Escolares do Município entre os dias 28 de abril e 31 de maio.

Com duas décadas de experiência consolidada ao serviço do Ambiente e das populações, a SUMA detém, desde a sua origem, a posição de liderança no setor, e mais de três dezenas de empresas dedicadas a assegurar a excelência na gestão integrada do ciclo de vida dos Resíduos. A sua estratégia de crescimento sustentado e de implantação geográfica dentro e fora de Portugal materializou-se na aquisição da EGF, holding que detém os 11 sistemas multimunicipais de tratamento de resíduos, e num ambicioso e continuado projeto de internacionalização, já iniciado nos mercados de África, América do Sul e Médio Oriente. Reconhecida publicamente como “Empresa de Gestão Exemplar”, a SUMA reinventa-se numa Política de compromisso para a Sustentabilidade, estruturando-se num sólido percurso de investimento em Qualidade Incremental, Formação Profissional, Dignificação do Setor de Atuação, Responsabilidade Social e Educação para a Cidadania.

O património detido pela SUMA, ímpar em Portugal nesta área, a nível dos organismos privados ou públicos, traduz-se em mais de quatro centenas e meia de campanhas concebidas e suportadas em cerca de 2.500 suportes de sensibilização - com valências informativas, lúdicas e utilitárias -, e desmultiplicadas em mais de um milhar de ações concretizadas no terreno ao longo de uma década e meia, em cerca de 50 municípios nacionais e 3 países lusófonos; Programas de Educação Ambiental, vocacionados para intervenções mais consolidadas e abrangentes; e Unidades Móveis de Sensibilização – LIXOTECA®, REUTILÂNDIA® e CIDADÓMETRO® e ECOSCÓPIO®, projetos itinerantes de exploração multimédia e sensorial que potenciam a aquisição de competências individuais de Cidadania Ativa e Urbanidade relacionadas com a utilização dos espaços e equipamentos públicos.Tida como um compromisso de rigor e enquadrada na Política de Qualidade incremental da SUMA, a área de Educação e Sensibilização Ambiental é atualmente objeto de certificação pela APCER, segundo as normas de Qualidade, Ambiente e Segurança, e tem visibilidade permanente em canal televisivo, com vídeos educativos e de mobilização comportamental, na plataforma interativa MEO KIDS - onde se insere a rubrica ambiSUMA Jr.-, no âmbito de uma parceria com a Portugal Telecom para conteúdos de Urbanidade e Cidadania. Outros conteúdos são também consultáveis no website corporativo www.suma.pt, na página de Facebook: Educação e Sensibilização Ambiental – SUMA, no canal Youtube: SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente e ainda na plataforma interativa SUMAKids, esta última acessível a partir do site SUMA.