ZOOURBANIDADE chega ao município de Vale de Cambra

A ZOOURBANIDADE, a mais recente unidade móvel de sensibilização (UMS) da SUMA, chega, no próximo dia de 28 de maio, a Vale de Cambra, pelas 9h, ao Centro Escolar de Arões Junqueira. Ao longo de 3 dias, esta unidade será visitada pelos alunos dos estabelecimentos de educação e ensino do município do 1º ciclo do ensino básico.

Suportada numa estrutura itinerante, esta unidade explora conteúdos de educação ambiental que visam alertar para a exigência de urbanidade na utilização do espaço e equipamentos públicos, enquanto princípio de salvaguarda de direitos e deveres individuais.

O projeto inspira-se no reino animal, fazendo uso de uma estratégia animista, que associa condutas negligentes, assim como responsáveis, às metáforas inspiradas nos comportamentos da “bicharada”, que almejam a retificação de comportamentos, sobretudo no âmbito da limpeza urbana e do acondicionamento e deposição de resíduos, estimulando, assim, a adoção de um perfil de cidadania e prevenção, que se traduz, igualmente, no fomento da redução da produção de resíduos através de um consumo mais sustentável - e respetivas vantagens individuais -, e no estímulo à pressão dos pares para controlo e retificação dos comportamentos.

A UMS é constituída por três zonas distintas de exploração: um auditório onde poderão ser visionados os 15 vídeos de animação (cada um correspondente a um animal); uma zona de exploração multimédia, com postos onde poderão ser jogados seis diferentes jogos interativos; e uma zona de exploração sensorial, que disponibiliza jogos manuais de labirinto, encaixe, diferenças, correspondência, entre outros. Há, ainda, uma bancada da cidadania, onde serão disponibilizados postais personalizados que as crianças poderão escrever, endereçados ao Ministro do Ambiente, com propostas de ação.

Com duas décadas de experiência consolidada ao serviço do Ambiente e das populações, a SUMA detém, desde a sua origem, a posição de liderança no setor, e mais de três dezenas de empresas dedicadas a assegurar a excelência na gestão integrada do ciclo de vida dos Resíduos. A sua estratégia de crescimento sustentado e de implantação geográfica dentro e fora de Portugal materializou-se na aquisição da EGF, holding que detém os 11 sistemas multimunicipais de tratamento de resíduos, e num ambicioso e continuado projeto de internacionalização, já iniciado nos mercados de África, América do Sul e Médio Oriente. Reconhecida publicamente como “Empresa de Gestão Exemplar”, a SUMA reinventa-se numa Política de compromisso para a Sustentabilidade, estruturando-se num sólido percurso de investimento em Qualidade Incremental, Formação Profissional, Dignificação do Setor de Atuação, Responsabilidade Social e Educação para a Cidadania, sendo MARCA de CONFIANÇA Ambiente 2017.

O património detido pela SUMA, ímpar em Portugal nesta área, a nível dos organismos privados ou públicos, traduz-se em mais de cinco centenas de campanhas concebidas e suportadas em cerca de 4.000 suportes de sensibilização - com valências informativas, lúdicas e utilitárias -, e desmultiplicadas em mais de um milhar e meio de ações concretizadas no terreno ao longo de

mais de década e meia, em cerca de uma centena de municípios nacionais e três países lusófonos; Programas de Educação Ambiental, vocacionados para intervenções mais consolidadas e abrangentes; e Unidades Móveis de Sensibilização – LIXOTECA®, REUTILÂNDIA®, CIDADÓMETRO®, ECOSCÓPIO® e ZOOURBANIDADE®, projetos itinerantes de exploração multimédia e sensorial que potenciam a aquisição de competências individuais de Cidadania Ativa e Urbanidade relacionadas com a utilização dos espaços e equipamentos públicos. Tida como um compromisso de rigor e enquadrada na Política de Qualidade incremental da SUMA, a área de Educação e Sensibilização Ambiental é atualmente objeto de certificação pela APCER, segundo as normas de Qualidade, Ambiente e Segurança, e tem visibilidade permanente em canal televisivo, com vídeos educativos e de mobilização comportamental, na plataforma interativa MEO KIDS - onde se insere a rubrica ambiSUMA Jr.-, no âmbito de uma parceria com a Portugal Telecom para conteúdos de Urbanidade e Cidadania. Outros conteúdos são também consultáveis no website corporativo www.suma.pt, na página de Facebook: Educação e Sensibilização Ambiental – SUMA, no canal Youtube: SUMA – Serviços Urbanos e Meio Ambiente e ainda nas plataformas interativas SUMAKids, Animais da Cidade, e Toca do Urso, estas últimas acessíveis a partir do site SUMA.