AEROPORTO DA MADEIRA É O QUE MAIS BENEFICIA DO CRESCIMENTO DA TAP

A TAP ganhou quota de mercado em todos os principais aeroportos nacionais, no primeiro trimestre deste ano, de acordo com os dados revelados pela Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) no boletim estatístico agora divulgado.

O maior aumento de quota de mercado da TAP verificou-se no Aeroporto da Madeira, onde a transportadora aérea nacional aumentou a sua quota de mercado de 15 para 29 por cento, um impressionante crescimento de 14 pontos percentuais. Assim, na Madeira, a TAP volta a ocupar a primeira posição em número de passageiros transportados.

Em Lisboa, a TAP conquistou 53% de quota de mercado, mais dois pontos percentuais que no primeiro trimestre de 2017. A Companhia aérea nacional ganhou também terreno às concorrentes no aeroporto do Porto, reforçando a sua quota de 17% para 19%.

Já em Faro, a quota de mercado da TAP cresceu de 3% para 8% e, em Ponta Delgada, de 8% para 12%.

Ainda de acordo com o relatório trimestral da ANAC, de janeiro a março, a TAP cresceu 18 por cento no número total de passageiros transportados em todos os aeroportos nacionais.

Desta forma, a Companhia portuguesa cresceu, no período em análise, 5,45 pontos percentuais acima do aumento de passageiros registado no total dos aeroportos portugueses, que se ficou pelos 12,55%.

A TAP vê assim confirmado e reforçado o contributo fundamental que tem dado para o aumento dos fluxos turísticos em todas as regiões do País, destacando-se entre elas a Região Autónoma da Madeira, onde a Companhia registou o maior crescimento de quota de mercado.

Em termos de passageiros transportados para o Funchal, no mesmo período analisado pelo boletim da ANAC, houve um crescimento de 30% (+ 44 mil passageiros) em relação ao período homólogo.

Acerca da TAP Air Portugal

A TAP Air Portugal é a companhia aérea Portuguesa líder de mercado, e membro da Star Alliance, a maior aliança verdadeiramente global do mundo, desde 2005. A operar desde 1945, a companhia viu o seu processo de privatização concluído em 2015, ano em que celebrou 70 anos, com o consórcio Atlantic Gateway como novo acionista. Com Hub em Lisboa, plataforma privilegiada de acesso na Europa, na encruzilhada com África, América do Norte, Central e do Sul, a TAP é líder na operação entre a Europa e o Brasil. Desde o Verão 2017, a Rede TAP cobre 84 destinos em 35 países a nível mundial. Operando em média cerca de 2.500 voos por semana, a TAP dispõe de uma frota de 90 aeronaves: 67 aviões Airbus e 21 ao serviço da TAP Express, a nova marca comercial da companhia para a sua rede regional.

No âmbito do vasto plano de transformação da TAP em curso, na sequência da sua privatização, a companhia reestruturou a Rede, lançou novos produtos tarifários e anunciou, entre outras novidades, a renovação da sua frota de médio e longo curso a partir de 2018, a atualização e reconfiguração da frota presentemente em operação e o lançamento da TAP Express, que tomou o lugar da PGA e está equipada com uma frota integralmente renovada de 21 aviões ATR 72 e Embraer 190.

Prosseguindo uma orientação prioritariamente direcionada para o Cliente, a TAP investe continuamente em inovação e na utilização das novas tecnologias, oferecendo um produto e serviços de elevada qualidade, segurança e fiabilidade.

A TAP foi eleita a Melhor Companhia Aérea na Europa em 2011, 2012, 2013 e 2015, pela prestigiada revista “Global Traveller” dos EUA, e foi distinguida pela UNESCO e pela International Union of Geological Sciences com o Prémio Planeta Terra IYPE 2010, na categoria Produto Sustentável Mais Inovador. Foi também eleita pela revista britânica Business Destinations como a Companhia Aérea com melhor Classe Executiva – América do Sul, em 2013 e considerada a Melhor Companhia Aérea pela revista “Condé Nast Traveller” em 2010. Foi ainda eleita a Melhor Empresa Portuguesa na área do Turismo em 2011 e também a Companhia Aérea com Melhor Reputação em Portugal, pelo Reputation Institute em 2014. A TAP tem também vindo a ser distinguida pelos prestigiados prémios World Travel Awards: Eleita a Companhia Aérea da Europa Líder para África e Companhia Aérea da Europa Líder para a América do Sul em 2017, 2016, 2015 e 2014 e Companhia Aérea Líder Mundial para África em 2011 e 2012. Detém igualmente o título de Companhia Aérea Líder Mundial para a América do Sul, dos WTA, em 2009, 2010, 2011 e 2012. A UP, revista de bordo da TAP foi também premiada pelos WTA em 2017, 2016 e 2015 como a Revista de Bordo Líder na Europa.