Iniciativa TNSJ: ESAP apresenta projeto no Mosteiro de São Bento da Vitória

Iniciativa: As Escolas de Teatro no TNSJ

Local: Mosteiro de São Bento da Vitória

Espetáculo: …e pensávamos que eramos imortais

Datas: 25 a 27 de julho (terça e quinta-feira às 21h00; e quarta-feira, às 19h00)

Preço: Cinco euros

A iniciativa Escolas de Teatro no TNSJ continua a marcar a agenda do Mosteiro de São Bento da Vitória (MSBV), no Porto, até dia 27 de julho. O Mosteiro acolheu o primeiro espetáculo deste projeto nos dias 1 e 2 de julho, onde foram realizadas 46 atuações de jovens alunos do terceiro ano dos cursos de Teatro e de Dança do Balleteatro – a PAP Balleteatro. Agora é a vez de …e pensávamos que eramos imortais – um exercício que destaca a obra do dramaturgo argentino Osvaldo Dragún (1929-1999) – ser apresentado entre os dias 25 e 27 de julho: terça e quinta-feira, às 21h00, e quarta-feira, às 19h00. O espetáculo – que conta com encenação e dramaturgia de Roberto Merino – é preparado pelos alunos finalistas de teatro da Escola Superior Artística do Porto (ESAP). Os bilhetes têm um custo de cinco euros.

…e pensávamos que eramos imortais baseia-se na obra Histórias para Serem Contadas (1956), de Dragún – um dos nomes mais marcantes do Teatro Abierto, um movimento cultural nascido no início da década de oitenta contra a ditadura militar argentina –, e vai contar com a participação de vários músicos, no Mosteiro de São Bento da Vitória. Na obra, são retratados homens comuns que circulam na rua, perdidos em Buenos Aires, vítimas de injustiças ou simplesmente reféns da solidão. Numa parceria com o Balleteatro e a ESAP, o Teatro Nacional São João pretende, com este tipo de iniciativas, criar laços com as novas gerações. Esta é, por isso, uma forma diferente e enriquecedora de alimentar, mas também de cimentar, os projetos dos novos intérpretes e criadores de teatro, ao proporcionar-se uma experiência profissional durante o período curricular.

O Teatro Nacional São João (TNSJ) é, desde 2007, uma Entidade Pública Empresarial, assumindo ainda a responsabilidade da gestão de mais dois espaços culturais da cidade do Porto: Teatro Carlos Alberto e Mosteiro São Bento da Vitória. O TNSJ é o único membro português na União dos Teatros da Europa (UTE), organização que congrega alguns dos mais importantes teatros públicos do espaço europeu, integrando o Conselho de Administração da entidade.