2ª Edição do Prémio Navigator Art on Paper conta com júri de renome internacional

É já no próximo dia 18 de fevereiro que a The Navigator Company, em parceria com o Jornal Expresso, irá lançar a 2ª Edição do Prémio Navigator Art on Paper.

Este ano, o elenco do júri é composto por cinco nomes de renome internacional, dando expressão ao carácter global do prémio. Claire Gilman, Curadora Chefe do prestigiado Drawing Center, em Nova Iorque; Jacob Fabricius, Diretor do Kunsthal Aarhus em Copenhaga, na Dinamarca; María Inés Rodríguez, Curadora Independente (e até há poucos meses Diretora do Musée d’art Contemporain de Bordéus); Nimfa Bisbe Molin, Diretora da Coleção de Arte da Fundación La Caixa e Joana P. R. Neves, Diretora Artística do Drawing Now (conceituada Feira de Desenho em Paris) são os responsáveis pela escolha daquele que será o premiado da segunda edição do galardão Navigator Art on Paper.

Os elementos do júri irão reunir em Lisboa, no dia 18 de fevereiro, para analisar os trabalhos dos artistas que serão propostos a concurso.

O Navigator Art on Paper, cuja curadoria é da responsabilidade de Filipa Oliveira, é o maior prémio mundial de arte em papel e tem como missão apoiar a criação artística em papel, valorizando-o como um dos suportes de inovação, criatividade, investigação e arte.

O artista plástico Pedro A. H. Paixão foi o vencedor da 1ª Edição do Prémio Navigator Art on Paper que decorreu no ano passado.

Nascido no Lobito, em Angola, Pedro A. H. Paixão vive em Milão, desde 2000, mas é em Portugal que continua a desenvolver as suas mais importantes relações de trabalho. Mestre em Belas-Artes pela The School of the Art Institute of Chicago e doutorado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o artista plástico distingue-se pela carga simultaneamente política e poética que reflete no seu desenho, trazendo para a luz imagens que antes estavam na escuridão.

A The Navigator Company é, desde 2016, a nova marca herdeira do património do ex-grupo Portucel Soporcel.

A Empresa é a terceira maior exportadora em Portugal, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. A Companhia representa aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, perto de 8% do total da carga contentorizada e de 7% do total desta carga e da carga convencional exportada pelos portos nacionais.

Em 2017, a The Navigator Company teve um volume de negócios superior a €1,63 mil milhões, sustentado pelo bom desempenho das vendas de pasta, energia e tissue.

Consolidada a sua posição de líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF) e quarto a nível mundial, a Companhia é também o maior produtor europeu, o quinto a nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto BEKP - Bleached Eucalyptus Kraft Pulp. No mercado do tissue, o volume de vendas cresceu 9%.

A The Navigator Company tem seguido, com sucesso, uma estratégia de inovação e desenvolvimento de marcas próprias, que hoje representam mais de 62% das vendas de produtos transformados, merecendo particular destaque a marca Navigator, líder mundial no segmento Premium de papéis de escritório.

As vendas da Companhia têm como destino 130 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA, alcançando assim a mais ampla presença a nível internacional entre as empresas portuguesas.

É uma Empresa florestal verticalmente integrada, que dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio - RAIZ. Gere em Portugal uma vasta área florestal certificada pelos sistemas internacionais FSC® (licença nº FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001), dispondo de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,4 milhões de toneladas de pasta (das quais 1,1 milhões integradas em papel), de 80 mil toneladas de papel tissue e de 2,5 TWh/ano de energia elétrica, atingindo um volume de negócios anual de cerca de 1,6 mil milhões de euros.

A The Navigator Company dispõe dos maiores viveiros florestais da Europa, com uma capacidade anual de produção de cerca de 12 milhões de plantas certificadas de diversas espécies, que se destinam à renovação da floresta nacional.

Legenda da fotografia:

• FOTO 1
    • Em baixo: Claire Gilman - Júri/  Pedro Santos Guerreiro – Expresso / María Inés Rodriguez – Júri / Nimfe Bisbe Molin – Júri / Filipa Oliveira – Curadora / Joana P.R. Neves – Júri
    • Em cima: Francisco Pedro Balsemão – CEO Impresa / Diogo da Silveira – CEO The Navigator Company  / Jacob Fabricius – Júri
  • FOTO 2
    • María Inés Rodriguez – Júri / Jacob Fabricius – Júri / Joana P.R.Neves – Júri /  Claire Gilman - Júri / Nimfa Bisbe Molin - Júri / Filipa Oliveira- Curador
  • FOTO 3