RAIZ recebe certificação europeia de Business Innovation Centre

O RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel, membro associado do European Business Network (EBN), desde Agosto de 2018 - acaba de ser distinguido com a certificação de Business Innovation Centre europeu.

Esta é a única certificação de inovação da Comissão Europeia, a nível mundial, que reconhece organizações que implementam procedimentos, processos e boas práticas de inovação. Na Europa existem cerca de 150 entidades certificadas com distinção de Business Innovation Centre, cinco das quais em Portugal.

Esta certificação vem posicionar o RAIZ num patamar de excelência nas áreas do Empreendedorismo, Inovação, Tecnologia e Conhecimento, passando a fazer parte de um núcleo de organizações de elite ao nível mundial, com uma missão reconhecida pela Comissão Europeia de dinamização dos ecossistemas de inovação regionais e nacionais, no domínio da Floresta e da Bio economia.

Reconhecido como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e como Centro de Interface - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia, o instituto RAIZ tem dedicado parte do seu trabalho de investigação ao estudo sobre o impacto das plantações de eucalipto sobre os recursos hídricos, o solo e a biodiversidade e, em paralelo, à IDI no domínio da Bio Economia. Atualmente, fazem parte do RAIZ 51 investigadores e técnicos especializados nas áreas de IP, Inovação, gestão de ciência e tecnologia e scalling up e 35 bolseiros de Investigação & Desenvolvimento.

Para Carlos Pascoal Neto, Director Geral do RAIZ - Instituto de Investigação da Floresta e Papel, “esta distinção vem reforçar o reconhecimento público internacional da qualidade da investigação, dos serviços e da consultoria especializada que prestamos e que visam o desenvolvimento de soluções inovadoras e que apostam numa nova bio economia baseada na floresta. Reflete o empenho, dedicação e motivação de uma grande equipa!”.

O European Business Network (EBN) é uma organização independente, belga, contratada pela DG Enterprise e DG Regio da Comissão Europeia (CE) que, desde 2002, certifica e garante os níveis de qualidade de infraestruturas de interface na Europa e no Mundo, através da metodologia BIC Quality Criteria e dos standards/referenciais de inovação defendidos e reconhecidos pela Comissão Europeia.

Sobre o RAIZ

RAIZ - Centro de I&D e transferência de conhecimento, promotor do desenvolvimento sustentável e da bio economia baseada na floresta do eucalipto. Trata-se de um centro de investigação privado, sem fins lucrativos, reconhecido como entidade do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e como Centro de Interface - Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia.

A sua ação pretende otimizar, numa ótica de custo/benefício, as vantagens competitivas da fileira silvo-industrial nacional e da The Navigator Company, garantindo a sua sustentabilidade.

Tem como missão contribuir para a competitividade e sustentabilidade da fileira do eucalipto.