The Navigator Company apoia IST na criação da primeira Cátedra em Indústria 4.0

A The Navigator Company apoia, no âmbito do protocolo estabelecido com o Instituto Superior Técnico (IST), a criação da primeira Cátedra em Indústria 4.0 naquele estabelecimento, com a constituição, financiamento e trabalho conjunto.

A referida Cátedra visa promover o conhecimento desenvolvido ao longo de vários anos no IST relacionado com o tema Indústria 4.0. Este tema, reconhecido pelo elevado potencial de desenvolvimento e impacto que representa, é pela primeira vez incrementada através de uma Cátedra, apoiada pela The Navigator Company, contribuindo para uma evolução sustentada para este paradigma.

Com quatro unidades fabris em Portugal e uma atividade de base industrial e comercial na área da pasta e papel, o trabalho conjunto de investigação na Indústria 4.0 entre as duas instituições reflete-se numa mais-valia relevante que beneficia a Indústria e a Academia.

O protocolo geral estabelecido prevê estimular o desenvolvimento de oportunidades em várias áreas científicas na orla da Indústria 4.0. Com uma vigência de 3 anos e tendo as suas atividades já iniciado em julho deste ano, a atribuição desta Cátedra serve de plataforma para contactos com outros docentes e investigadores dentro desta temática, abrindo portas para o alargamento a outras iniciativas e temas mais detalhados do interesse da The Navigator Company.

A atribuição de um nome a uma Cátedra numa área do conhecimento relevante é um símbolo de prestígio usado na maioria das universidades do mundo. A Cátedra Indústria 4.0 será concedida pelo período de vigência da parceria e corresponde à atribuição de fundos para a investigação do Professor a que é atribuído este reconhecimento.

O apoio da The Navigator Company reflete assim a importância na investigação em Indústria 4.0, razão pela qual a empresa decidiu apoiar esta Cátedra.

Para José Ataíde, diretor, Advisor to the Board, Industry 4.0 da The Navigator Company, “a investigação em Indústria 4.0 tem como principal benefício o ac esso ao conhecimento em tecnologia, bem como o reconhecimento público do seu compromisso no apoio à investigação, componente que faz parte da responsabilidade social da nossa empresa”.

Para o Responsável pela Cátedra em Indústria 4.0, Professor Paulo Peças, “a Rede de Parceiros do IST tem como objetivo principal o estabelecimento e desenvolvimento de alianças estratégicas com as empresas melhor posicionadas para, em conjunto, aumentar o valor oferecido à Sociedade. No caso particular da parceria com a The Navigator Company, que esteve na origem do desafio de criação desta rede, as atividades envolvem as cinco dimensões possíveis de iniciativas: conhecer os talentos, contribuir para o IST ter mais e melhores talentos, aceleração de inovação, responsabilidade social, e envolvimento na condução estratégica do nosso Instituto”.

A The Navigator Company é, desde 2016, a nova marca herdeira do património do ex-grupo Portucel Soporcel.

A Empresa é a terceira maior exportadora em Portugal, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. A Companhia representa aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, perto de 8% do total da carga contentorizada e de 7% do total desta carga e da carga convencional exportada pelos portos nacionais.

Em 2017, a The Navigator Company teve um volume de negócios superior a €1,63 mil milhões, sustentado pelo bom desempenho das vendas de pasta, energia e tissue.

Consolidada a sua posição de líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF) e quarto a nível mundial, a Companhia é também o maior produtor europeu, o quinto a nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto BEKP - Bleached Eucalyptus Kraft Pulp. No mercado do tissue, o volume de vendas cresceu 9%.

A The Navigator Company tem seguido, com sucesso, uma estratégia de inovação e desenvolvimento de marcas próprias, que hoje representam mais de 62% das vendas de produtos transformados, merecendo particular destaque a marca Navigator, líder mundial no segmento Premium de papéis de escritório.

As vendas da Companhia têm como destino 130 países nos cinco continentes, com destaque para a Europa e EUA, alcançando assim a mais ampla presença a nível internacional entre as empresas portuguesas.

É uma Empresa florestal verticalmente integrada, que dispõe de um Instituto de Investigação Florestal próprio - RAIZ. Gere em Portugal uma vasta área florestal certificada pelos sistemas internacionais FSC® (licença nº FSC C010852) e PEFC™ (PEFC/13-23-001), dispondo de uma capacidade instalada de 1,6 milhões de toneladas de papel, de 1,4 milhões de toneladas de pasta (das quais 1,1 milhões integradas em papel), de 80 mil toneladas de papel tissue e de 2,5 TWh/ano de energia elétrica, atingindo um volume de negócios anual de cerca de 1,6 mil milhões de euros.

A The Navigator Company dispõe dos maiores viveiros florestais da Europa, com uma capacidade anual de produção de cerca de 12 milhões de plantas certificadas de diversas espécies, que se destinam à renovação da floresta nacional.

Sobre o Instituto Superior Técnico

O Instituto Superior Técnico, a faculdade de engenharia da Universidade de Lisboa, é a maior escola de engenharia portuguesa e está entre as 17 melhores instituições de Ensino Superior da Europa na área das engenharias, de acordo com o “Academic Ranking of World University” (ARWU). Neste ranking de Xangai, um dos mais prestigiados  do mundo, o Técnico está no intervalo entre as 50 e as 75 melhores instituições mundiais nesta área do saber. O Técnico ficou classificado em 48º lugar no prestigiado ranking da US News. O Técnico alcança ainda o 11º lugar no ranking das escolas da Europa, sendo a única escola de engenharia portuguesa  que integra o Consortium Linking Universities of Science and Technology for Education and Research  (CLUSTER), que reúne as escolas líderes na Europa nas áreas das engenharias e tecnologias.

Fundado em 1911, o Técnico tem uma comunidade de 12.500 alunos e cerca de 850 docentes e investigadores.