The Navigator Company integra grupo restrito de empresas com classificação ‘A’ em alterações climáticas

A The Navigator Company foi distinguida pelo CDP, uma organização ambiental sem fins lucrativos, como líder global em termos de atuação climática corporativa, alcançando um lugar de destaque na lista ‘A’ das alterações climáticas daquela organização.

“Estamos muito orgulhosos com este reconhecimento internacional do CDP e o nosso objetivo é ir ainda mais longe: sermos, até 2035, uma Empresa neutra no que diz respeito às emissões em de carbono até 2035", disse Diogo da Silveira, Presidente da Comissão Executiva da The Navigator Company.

A The Navigator Company foi reconhecida pela sua atuação, no último ano, pela redução de emissões, pela diminuição dos riscos climáticos e pelo desenvolvimento de uma economia de baixo impacto de carbono, de acordo com os dados de 2018 divulgados pelo CDP.

“É uma honra integrar o lote das únicas cinco empresas a nível mundial do sector de pasta, papel e floresta que receberam esta distinção e a única empresa portuguesa a conseguir um rating A”, referiu ainda Diogo da Silveira.

Paul Simpson, Presidente do Conselho de Administração do CDP, afirmou: “À medida que a gravidade dos riscos ambientais para o negócio se torna cada vez mais evidente, são estas as empresas que se posicionam como fornecedoras de soluções, aproveitando as novas oportunidades de mercado e caminhando no sentido da transição para uma economia sustentável. Precisamos reforçar, urgentemente, a ação ambiental a todos os níveis, a fim de cumprir as metas do Acordo de Paris e os objetivos do Desenvolvimento Sustentável. É claro que o mundo dos negócios é um player essencial nesta transição e as empresas da lista ‘A’ estão preparadas para dar uma contribuição substancial nesses objetivos”.

A Lista ‘A’ de Alterações Climáticas é publicada, todos os anos, pelo CDP, juntamente com listas semelhantes de liderança na proteção das florestas e na segurança hídrica.
A lista completa de empresas que fazem parte da Lista de Alterações Climáticas do CDP deste ano, assim como todas as outras pontuações das empresas públicas, encontra-se disponível em: https://www.cdp.net/en/scores.
O CDP avalia as empresas pela abrangência da sua divulgação, pela sua consciencialização e gestão dos riscos ambientais e pela sua demonstração das melhores práticas associadas à liderança ambiental, assim como pela definição de metas ambiciosas e significativas.
Nota aos editores
A metodologia completa e os critérios para a Lista ‘A’ de Alterações Climáticas encontram-se disponíveis no site do CDP: https://www.cdp.net/en/guidance/guidance-for-companies, em ‘CDP scoring methodologies 2018’.
A lista ‘A’ de 2018 do CDP inclui a lista ‘A’ de Fornecedor CDP, que nos anos anteriores foi divulgada separadamente.

A The Navigator Company é, desde 2016, a nova marca herdeira do património do ex-grupo Portucel Soporcel.

A Empresa é a terceira maior exportadora em Portugal, sendo a que gera o maior Valor Acrescentado Nacional. A Companhia representa aproximadamente 1% do PIB nacional, cerca de 3% das exportações nacionais de bens, perto de 8% do total da carga contentorizada e de 7% do total desta carga e da carga convencional exportada pelos portos nacionais.

Em 2017, a The Navigator Company teve um volume de negócios superior a €1,63 mil milhões, sustentado pelo bom desempenho das vendas de pasta, energia e tissue.

Consolidada a sua posição de líder europeu na produção de papéis finos de impressão e escrita não revestidos (UWF) e quarto a nível mundial, a Companhia é também o maior produtor europeu, o quinto a nível mundial, de pasta branqueada de eucalipto BEKP - Bleached Eucalyptus Kraft Pulp. No mercado do tissue, o volume de vendas cresceu 9%.