Musikki vence Prémio Nacional IndústriasCriativas

• Menção honrosa atribuída à start-up Story Trail TV
• Vencedores escolhidos entre 339 candidaturas
• Em 5 anos, a iniciativa da Unicer, com chancela da Super Bock, já apoiou mais de 60 projetos que criaram 140 empregos

Chama-se Musikki o vencedor da 5.ª edição do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves. Destaca-se por ser o primeiro agregador musical que reúne automaticamente numa única página, através de um simples clique, toda a informação de um artista ou banda, que se encontra dispersa e fragmentada na internet.

Escolhido entre 339 candidaturas, o júri premiou ainda o projeto de conteúdos multimédia StoryTrailTV com uma menção honrosa.

Os galardões foram entregues, ontem, durante o Super Bock Laboratório Criativo, evento institucional organizado pela Unicer que decorreu na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém (CCB), à margem da exposição do arquiteto japonês Sou Fujimouto.

Criado em Portugal e à conquista do mundo, Musikki é uma plataforma tecnológica muito funcional, que oferece a experiência musical mais completa aos utilizadores. Ao motor de busca global que gera perfis dinâmicos de bandas e artistas, junta-se uma aplicação inovadora no facebook, o Musikki Social Player, que permite criar e organizar, pela primeira vez, uma playlist com todas as músicas que os nossos amigos ouvem ou que são partilhadas nas páginas que cada pessoa segue.

O potencial desta start-up de Aveiro criada por 3 jovens empreendedores portugueses, que tem por base um mercado global em constante transformação, ficou desde logo percetível para o júri do Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves, cujo mérito já foi, inclusivamente, reconhecido internacionalmente no ISCTE-MIT Venture Competition, entre outras distinções.

Com a ambição de expandir a outros países, este serviço digital de música está, de momento, a concentrar esforços no mercado ocidental com foco na América do Norte, Europa Ocidental e América Latina. E para aproximar ainda mais os artistas dos fãs, os promotores do Musikki estão a desenvolver uma nova versão para estruturar, visualizar e interagir sobre diversos conteúdos, e para permitir o acesso imediato a mais informação dos artistas como datas de concertos, lançamento de músicas ou álbuns, entre outras funcionalidades.

Quanto à menção honrosa, é de referir que o Story Trail TV é uma plataforma georreferenciada para smartphones e tablets, que proporciona experiências de visita diferenciadoras e mais enriquecedoras em espaços culturais e de lazer (como cidades, museus ou jardins). Através desta aplicação móvel cada visitante poderá escolher, previamente, um trajeto, uma história ou um jogo que o guiará durante a visita. Entre os projetos já criados destaca-se o guia e jogo para o Museu Nacional dos Coches.

Musikki e Story Trail TV são, assim, as duas start-ups criadas por portugueses que se destacaram entre as 339 candidaturas aceites na edição desde ano do Prémio Nacional Indústrias Criativas, promovido pela Unicer através da Super Bock e em parceria com a Fundação de Serralves. Para além destes, a organização vai continuar também a acompanhar a evolução dos negócios dos outros quatro finalistas. São eles, Bright, MyWishGuru, Performing Arts e Zizabi.

Os promotores do Musikki para além de receberem o prémio de 25 mil euros para desenvolvimento do negócio, vão representar Portugal no concurso mundial Creative Business Cup (Copenhaga) que se realiza de 18 a 20 de novembro. Daqui sairá o melhor empreendedor do setor que receberá 50 mil dólares, bem como o acesso a um programa de apoio com mentores na fase inicial de desenvolvimento do negócio.

De recordar que o Prémio Nacional Indústrias Criativas conquistou, o ano passado, o primeiro lugar da edição nacional dos Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2012, na categoria “Promoção do Espírito do Empreendedorismo”. Esta competição, promovida pela Comissão Europeia significa o reconhecimento na dinamização empresarial do sector criativo em Portugal.

O Prémio Nacional Indústrias Criativas Super Bock/Serralves é uma iniciativa pioneira da Unicer, criada em 2008 para promover, apoiar, acompanhar e ajudar a implementar projetos criativos e inovadores de origem portuguesa, desde que tenham viabilidade económica e financeira, potenciem a criação de postos de trabalho qualificado e incrementem o registo de projetos, obras, marcas e patentes de origem nacional. Desde que iniciou a movimentação em torno das Indústrias Criativas, esta competição anual, agora com chancela da Super Bock, já recebeu mais de 1200 candidaturas e, através da rede de parceiros institucionais da Unicer, apoiou mais de 60 projetos (inclui os cinco vencedores e as seis menções honrosas até à edição anterior, de 2011/2012) que se tornaram negócios bem-sucedidos e geraram mais de 140 postos de trabalho.

Tags: