Como está o Processo de Bolonha?

O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança ” é o mote para uma profunda e alargada reflexão internacional sobre os prós e os contras da implementação do Processo de Bolonha no Ensino Superior , a decorrer nos próximos dias 5 e 6 de novembro , no Anfiteatro da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

Bolonha foi mesmo uma grande janela de oportunidades para o Ensino Superior Europeu ? Em que sentido se pode afirmar que a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem efetivamente aumentou ? Que barreiras, contradições e obstáculos encontramos no quotidiano das instituições de ensino superior ?

Ao longo dos dois dias do congresso, estas e outras questões vão ser debatidas por peritos nacionais e internacionais na implementação do Processo de Bolonha. Carlos Moedas (Comissário Europeu da Investigação, Ciência e Inovação), António Sampaio da Nóvoa e representantes de organismos nacionais e europeus de avaliação e acompanhamento do Processo de Bolonha são alguns dos participantes.

Segundo Cristina Albuquerque, da comissão organizadora do congresso, « é uma oportunidade única de refletir, de forma crítica, aberta e consequente, com prestigiados conferencistas, europeus e nacionais, sobre os impactes do chamado Processo de Bolonha no ensino superior e sobre as perspetivas de futuro que se evidenciam. »

O grande objetivo desta reflexão, frisa a também Subdiretora da FPCEUC, « é, no final, produzir referenciais, orientados para o futuro, estratégicos e globais, sobre o Processo de Bolonha, ou seja, recomendações que possam influenciar uma nova fase de ação no Espaço Europeu de Ensino Superior

O congresso “ O Ensino Superior Pós Bolonha. Tempo de Balanço, Tempo de Mudança ”, cujo programa global pode ser consultado em: http://posbolonha.fpce.uc.pt/programa/programageral , integra-se também nas comemorações do aniversário da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação , que no dia 4 de novembro assinala 35 anos de existência .