Equipa da Universidade de Coimbra cria conjunto de jogos para utilizar na sala de aula

A partir de um Smartphone ou Tablet , já é possível estudar “ Os Maias ” através de um desafio semelhante ao concurso quem quer ser milionário ” e completar uma caderneta de cromos virtuais , aprender História durante uma aventura que implica ser jornalista , resolver Polinómios para se avançar nos níveis de um templo ou explicar a evolução da comunicação humana com recurso a um extraterrestre .

Uma equipa multidisciplinar de investigadores da Universidade de Coimbra (UC), em colaboração com um programador e um grupo de designers, desenvolveu quatro jogos - 1910 , Tempoly , Os Maias. Becoming an expert! e Konnecting. O Homem, ser comunicante - para serem utilizados em contexto escolar a partir de dispositivos móveis, em diferentes níveis de ensino (2º e 3º ciclos do ensino básico, ensino secundário e ensino superior).

Antes de avançar para o desenvolvimento destes jogos, já testados com sucesso em estabelecimentos de ensino do centro e norte do país , os investigadores foram perceber junto dos alunos quais as suas preferências relativamente aos jogos em dispositivos móveis.

Ana Amélia Carvalho, coordenadora do estudo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), afirma que a reação dos alunos e professores que testaram os jogos desenvolvidos pela sua equipa « tem sido muito positiva », explicando que o objetivo é « rentabilizar os dispositivos mais populares entre as gerações mais novas, os smartphones e os tablets, para implementar uma aprendizagem muito mais aliciante e interativa

« É necessário alterar as práticas de ensino, ir além da aula expositiva tradicional. E nada melhor do que recorrer às tecnologias que os nossos estudantes mais usam. Se os alunos gostam de jogos e levam os dispositivos para a escola, então há que os aproveitar para ensinar e aprender, contribuindo também desta forma para o combate ao insucesso escolar », defende a Catedrática da Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra (FPCEUC).

Por enquanto, apenas disponíveis para o sistema operativo Android , os jogos criados pelos investigadores da UC vão ser lançados oficialmente a 7 de maio , durante o 3º Encontro sobre Jogos e Mobile-Learning , a decorrer na FPCEUC, e disponibilizados a todas as escolas que se mostrem interessadas .

O jogo “ Os Maias. Becoming an expert !” ( https://youtu.be/tDeg8T3id_I ) é dirigido a estudantes do 11º Ano. É composto por 448 questões de escolha múltipla, divididas por vários níveis. Inclui um desafio que é semelhante ao “quem quer ser milionário”.

O “ 1910 ” ( https://youtu.be/9_-0ZKzzaj4 ) tem como destinatários alunos entre o 6º e o 9º ano de escolaridade. É um jogo de aventura, onde o jogador é convidado a auxiliar um jornalista enquanto se desenrolam vários episódios que levaram à Implantação da República em Portugal.

Já o “ Tempoly ” ( https://youtu.be/yOmss1KtpHg ) é dedicado aos alunos do 7º Ano ao 12ª Ano. Enquadra-se no género puzzle, tendo o jogador que resolver vários quebra-cabeças, de dificuldade crescente.

Por último, o “ Konnecting. O Homem, ser comunicante ” ( https://youtu.be/FQ3fZHrQNPY ) é um jogo dirigido a alunos de Licenciatura em Ciências a Educação. Retrata a evolução da comunicação humana desde a Pré-História até aos nossos dias (selfie stick). Um extraterrestre - Komuniket - é incumbido de reportar o modo como os seres terrestres comunicam.