Investigadores da Universidade de Coimbra procuram mulheres voluntárias para participarem em programa inovador de combate à Obesidade

Provar a eficácia de um programa inovador de intervenção em Obesidade e dificuldades no controlo alimentar, é o objetivo do projeto de investigação “BeFree”, que está à procura de mulheres voluntárias para seguirem o plano com uma duração de três meses.

Com inscrições gratuitas através do correio eletrónico: cineicc@fpce.uc.pt ou do telefone: 239 851464 – o projeto aceita candidaturas de mulheres com idades compreendidas entre 18 e 55 anos, residentes no distrito de Coimbra, com obesidade ou excesso de peso e dificuldades no controlo alimentar.

Desenvolvido de raiz por uma equipa do Centro de Investigação do Núcleo de Estudos e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, que possui uma larga experiência no tratamento de perturbações alimentares, o BeFree recorre a elementos de programas aplicados com sucesso nos EUA e no Reino Unido. O BeFree visa «promover novas formas de as mulheres que sofrem de obesidade se relacionarem com a alimentação e com as suas emoções e melhorar o controlo alimentar e a sua qualidade de vida», explica o investigador Sérgio Carvalho.

Na prática, o programa desenvolvido no âmbito de um estudo financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), e coordenado pelo Professor José Pinto Gouveia, «fornece ferramentas e competências estratégicas para uma gestão emocional eficaz, ajudando a regular os episódios de descontrolo alimentar. Vários estudos indicam que a existência de episódios de descontrolo alimentar está associada a quadros clínicos de obesidade mais severos e a uma maior dificuldade em perder peso»