Ranking Internacional classifica a Universidade de Coimbra como a Universidade Portuguesa mais sustentável

A Universidade de Coimbra (UC) subiu 10 posições no GreenMetric Ranking of World Universities , que classifica as universidades quanto aos esforços que desenvolvem no âmbito da implementação de políticas de sustentabilidade ambiental .

Este ranking, que conta já com 5 edições, integra seis categorias de indicadores: “Setting and Infrastucture” (15%), “Energy and Climate Change” (21%), “Waste management” (18%), “Water usage” (10%), “Transportation” (18%), e “Education” (18%).

Estes indicadores avaliam, por exemplo, as percentagens de área coberta por vegetação e de orçamento dedicado a iniciativas de sustentabilidade ambiental, implementação de programas de conservação de energia e programas de reciclagem, políticas para redução do consumo de papel e plástico e número de cursos e eventos na área da sustentabilidade ambiental , entre outros.

A UC obteve a melhor pontuação nacional e melhorou o seu posicionamento nas categorias “Waste management”, “Water usage” e “Transportation”, tendo ficado no 192.º lugar do ranking mundial .

A edição de 2014 contou com a participação de mais de 360 universidades, de 62 países, e colocou em primeiro lugar a University of Nottingham, no Reino Unido.
Mais informação sobre o GreenMetric disponível em: http://greenmetric.ui.ac.id/