• VORTAL/

VORTAL inaugura novo laboratório de inovação num investimento de 2.2 milhões de euros

Report this content

A portuguesa VORTAL inaugura hoje o seu novo laboratório de inovação no UPTEC do Porto, num investimento de 2.2 milhões de euros que cria 50 postos de trabalho em investigação para engenheiros exclusivamente afetos à atividade de I&D.

O investimento no novo laboratório de inovação da VORTAL, empresa líder em compras eletrónicas na Península Ibérica, justifica-se pelo crescimento internacional da operação da empresa, que tem já 17% das receitas totais realizadas em mercados como Espanha, República Checa e Colômbia.

O novo laboratório tem uma área superior a 300m2. Com este novo espaço a VORTAL triplica a capacidade de inovação e desenvolvimento que tinha no anterior laboratório instalado também no UPTEC. O novo laboratório tem capacidade para 50 engenheiros, dos quais 35 foram já contratados encontrando-se em fase de recrutamento os restantes 15.

O investimento em I&D da VORTAL irá representar, nos próximos 3 anos, 5 milhões de euros, sendo o novo laboratório de inovação um elemento fundamental na estratégia de desenvolvimento da empresa, nomeadamente ao nível do desenvolvimento das mais avançadas soluções tecnológicas na contratação eletrónica.

A plataforma da VORTAL é hoje utilizada por empresas em 39 países. Só em 2013 realizou um volume de transações, no mercado público e empresarial, no valor de 4.4 mil milhões de euros.

Inovação e Desenvolvimento na VORTAL

A VORTAL foi, nos últimos três anos, uma das empresas portuguesas com maior investimento em I&D em Portugal, sendo igualmente uma das 10 empresas com maior número de invenções registadas no INPI no final de 2011.

Fruto do investimento em inovação, a empresa tem atualmente 5 patentes pendentes tendo já iniciado o processo de submissão de mais 5 patentes.

Com 14% do seu volume de vendas investido no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas, a VORTAL foi ainda integrada no ranking nacional de 20 empresas com mais despesa por investimento em I&D publicado pela Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, no final de 2012.

Sobre o UPTEC

O UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto é uma estrutura criada para apoiar a transferência de conhecimento entre a Universidade e o Mercado. O UPTEC é, portanto, o instrumento criado pela Universidade do Porto para apoiar a sua Terceira Missão - a valorização do conhecimento no mercado, através do apoio ao desenvolvimento de projetos empresariais intensivos em conhecimento.

Promovendo a criação de empresas de base tecnológica, científica e criativa e atraindo centros de inovação de empresas nacionais e internacionais, o UPTEC contribui para o desenvolvimento de uma verdadeira economia do conhecimento na Região Norte de Portugal.

A sua organização por polos temáticos – Tecnologias, Indústrias Criativas, Biotecnologias e Mar, permite seguir uma estratégia de cluster e partilha de recursos, que garante às empresas o apoio específico de que necessitam, ao mesmo tempo que as mantém inseridas numa rede alargada e transversal de parceiros e mentores.

Desde 2007, data de início de atividade do UPTEC, foram investidos 30M€ na construção e dinamização do projeto.

Sobre a VORTAL

A VORTAL é uma empresa que disponibiliza soluções de compras eletrónicas. A sua missão é ajudar os clientes a comprar e vender melhor para atingirem níveis elevados de desempenho.

Através das suas plataformas, a VORTAL permite ligar um maior número de empresas que compram e vendem, formando uma comunidade que, de forma mais simples e célere, consegue fazer negócios entre si. As plataformas VORTAL são um sistema alternativo ao modelo clássico de contratação (via papel, telefone, fax), alicerçando as comunicações entre compradores e fornecedores em vias eletrónicas, simplificando e agilizando todo o processo de compra.

(comunicado na íntegra em anexo)

Tags: