Caixa Capital Associa-se a Programa de Aceleração de Negócios com a Universidade de Carnegie Mellon com investimento de € 50 mil no projeto “mais promissor”

Report this content

Lisboa, 16 de abril de 2015 – Na sequência da estratégia de investimento para dinamização do ecossistema de empreendedorismo e inovação associado aos programas de aceleração de negócios, a Caixa Capital estabeleceu uma parceria com o Programa Carnegie Mellon Portugal (CMU Portugal), para apoiar a edição de 2015 do inRes. Esta parceria permitirá a realização de um investimento de 50 mil euros a atribuir a um projeto integrante da edição de 2015, que poderá ainda aceder ao investimento adicional de 100 mil euros, a ser atribuído no âmbito do “Caixa Empreender Award”.

Este programa de aceleração destina-se a equipas de empreendedores que têm um projeto sólido de comercialização de um produto ou serviço na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Portugal. Inclui uma primeira fase de preparação e formação em Portugal, seguida de dois meses de imersão num ambiente altamente competitivo em Pittsburgh e na CMU. No contexto nacional, o inRes assume um formato único, que se diferencia por responder a necessidades específicas das equipas – quer na capacitação dos empreendedores, quer na criação e ampliação de uma rede de contactos internacional.

Lançado em 2014 pelo Programa CMU Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o  inRes é um programa intenso e desafiador que exigirá um forte compromisso das equipas, mas que permitirá proporcionar um notável retorno para a validação e desenvolvimento futuro dos projetos, nomeadamente considerando o envolvimento de parceiros como a Carnegie Mellon University, a Pittsburgh Regional Alliance, a UTEN Portugal, e o INESC TEC.  As candidaturas vão estar abertas até ao dia 8 de maio. No dia 17 de abril, entre as 9h30 e as 11h, realiza-se no Instituto Pedro Nunes, em Coimbra, mais uma sessão de apresentação do inRes.

Caixa Capital www.caixacapital.pt
A Caixa Capital é a sociedade gestora de fundos de capital de risco do Grupo CGD e exerce a atividade desde que esta foi regulamentada em Portugal, há mais de duas décadas, dispondo de uma posição de destaque no mercado em termos de dimensão da carteira, dos fundos sob gestão, do montante investido e da rede de parecerias internacionais que detém. A Caixa Capital tem por missão investir em fundos e projetos empresariais liderados por equipas de gestão qualificadas, com elevado potencial de crescimento e valorização, que perspetivem uma adequada remuneração dos capitais próprios e contribuam para gerar riqueza e bem-estar social, de forma responsável e sustentada.

Programa Carnegie Mellon Portugal - inRes - www.cmuportugal.org
O inRes é um programa de aceleração de negócios para equipas empreendedoras que têm um projeto sólido de comercialização de um produto ou serviço na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em Portugal, que inclui uma primeira fase de preparação e formação em Portugal, seguida de dois meses de imersão num ambiente altamente competitivo em Pittsburgh e na CMU. Esta iniciativa foi lançada em 2014, e assume-se como um passo natural do Programa CMU Portugal, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que já impulsionou a criação de 10 startups, em oito anos de parceria entre universidades e laboratórios de investigação portugueses, empresas e a CMU.

Tags: