A&E estreia COMPANHEIROS DE LUTA

A&E estreia, em exclusivo, no dia 26 de abril, pelas 21h55, Companheiros de luta, uma série com cinco episódios, que acompanha o trabalho desenvolvido pela "Paws & Stripes", uma organização sem fins lucrativos criada com o intuito de ajudar veteranos a ultrapassar traumas de guerra.

Quando Jim e Lindsey Stanek se depararam com um obstáculo intransponível, para tentar arranjar um cão que ajudasse Jim a ultrapassar o seu transtorno de stress pós-traumático, acabaram por meter mãos à obra e fundar a sua própria organização.

O centro "Paws & Stripes" adota cães de canis que, de outra forma, seriam abatidos, e reabilita-os, para que ajudem veteranos de guerra a ultrapassar os seus transtornos de stress pós-traumático.

Em cada episódio, o A&E acompanha a jornada de um veterano com o seu melhor amigo, numa luta diária que tem como objetivo relembrá-lo do sentido da vida.

"Esta é uma série repleta de cenas reais, autênticas e arrebatadores em termos emocionais. As histórias de sobrevivência dos veteranos são humilhantes, e é um enorme orgulho termos criado uma série que capta a luz ao fundo do túnel para estes heróis", afirma Carolina Godayol, diretora do The History Channel Iberia.

EM ABRIL...

EPISÓDIO 01: Michael

Michael, pai e marido dedicado, é um veterano que luta há dez anos contra um distúrbio de stress pós-traumático. Perseguido por pesadelos noturnos, Michael atingiu o limite e vê-se forçado a recorrer à organização Paws & Stripes, liderada por Jim e Lindsey, para obter ajuda. Jim escolhe alguns cães do refúgio para Michael: Thomas, um cão irrequieto, nascido do cruzamento de um Labrador e de um Shar Pei, e Tennessee, um cão muito ternurento, filho de um cão de caça e de um Pastor. Será que um homem que ficou gravemente ferido numa explosão de um tanque de guerra consegue voltar a viver em pleno com a ajuda de um cão?

Domingo, 26 abril, às 21h55

EM MAIO...

EPISÓDIO 02: Duane

Duane foi um dos primeiros veteranos que Jim e Lindsey ajudaram. No entanto, o seu cão já não está a ajudá-lo e Duane voltou a cair numa espiral de depressão e stress pós-traumático. Será que Jim e Lindsey conseguem resgatá-lo e convencê-lo a aceitar finalmente um novo companheiro de batalha? Entretanto, Rebel, outro veterano do programa, está com problemas, porque a família está a ter dificuldade em viver com um cão de tratamento.

Domingo, 3 maio às 21h55

EPISÓDIO 03: Stephanie

Stephanie, uma jovem esposa, mãe e veterana, vive aterrorizada com as recordações do ano que passou numa prisão do Iraque, como guarda. Stephanie tenta manter a boa disposição à frente do marido e dos dois filhos, mas o distúrbio de stress pós-traumático condu-la a momentos de depressão frequentes. E é por isso que Stephanie pediu ajuda a Jim, Lindsey e a um cão chamado Atticus. Além disso, Jim aceita a missão de arranjar um lar e um veterano para Thatcher, um cão muito bem-disposto e carinhoso.

Domingo, 10 maio às 21h55

EPISÓDIO 04: Thomas

Jim e Lindsey conhecem Thomas, um veterano com um caso especial de distúrbio de stress pós-traumático (resultante de traumas sofridos em combate), que se recusa a falar sobre o que lhe aconteceu. O desafio passa por conhecer a sua verdadeira história, de forma a encontrar o cão certo para ajudá-lo. Entretanto, Jim tenta encontrar um veterano para um dos cães do refúgio mais bem comportados: Moxie, um rafeiro com sangue de Dogue Alemão e Pastor.

Domingo, 17 maio, às 21h55

EPISÓDIO 05: Ron

Ron estava encarregue da desativação de explosivos no Iraque e, depois de voltar para casa, conseguiu esconder muito bem os sintomas do distúrbio de stress pós-traumático. Agora, já no programa da Paws & Stripes, está a ter dificuldade em esconder os seus verdadeiros problemas com o álcool. Será que Jim e Lindsey conseguirão ajudar Ron e Sabo, o seu cão, a permanecerem juntos?

Domingo, 24 maio, às 21h50