ACCIONA AUMENTA A SUA FROTA PARA 500 MOTOCICLOS ELÉTRICOS NA CIDADE DE LISBOA

• A empresa continua a apostar na mobilidade sustentável no país
 O serviço de motosharing da ACCIONA, que apresenta uma frota de veículos 100% elétricos, presente no mercado nacional desde junho de 2019, acaba de anunciar um aumento da sua frota disponível na capital portuguesa, chegando agora aos 500 motociclos.

Esta aposta está assente na estratégia global e local da marca, investindo na construção de uma mobilidade urbana sustentável, através do serviço de mobilidade da ACCIONA, que disponibiliza motociclos elétricos partilháveis para serem usados no centro da cidade e algumas áreas da Grande Lisboa.

A ACCIONA tem revolucionado a mobilidade urbana, visto que oferece um serviço de transporte de pessoas, de utilização prática, através de motociclos elétricos equivalentes a 125cc e geolocalizados, com uma capacidade de condução simples e uma velocidade que permite alcançar os 80 Km/h, nas vias mais rápidas da cidade, como a Segunda Circular ou o Eixo Norte-Sul.

Os motociclos podem transportar uma ou duas pessoas e funcionam apenas com baterias recarregáveis e energia certificada, 100% renovável. Além disso, como elemento chave para os utilizadores que se preocupam com o meio ambiente e se comprometem em assumir um comportamento e consumo responsável, a APP, disponível para Android e iOS, informa sobre os consumos e emissões de CO2 evitadas ao optar por um motociclo 100% renovável, comparativamente a um veiculo tradicional.

Eduardo Antunes, city manager do serviço de motosharing da ACCIONA em Lisboa, assume: “O serviço da ACCIONA já evitou a emissão de 803 toneladas de CO2 na atmosfera local, desde que chegámos a Lisboa. O equivalente às emissões de mais de 800 carros por dia. O feedback da comunidade e retorno ao longo dos últimos sete meses de atividade tem sido extremamente positivo e continuamos comprometidos em investir numa economia de baixo carbono, com os vários projetos de excelência técnica e inovação que temos, os quais ajudam a projetar um planeta melhor. E é por essa razão e missão da empresa que investimos na cidade de Lisboa e aumentamos a nossa frota, que oferece agora 500 motociclos à comunidade local”, conclui.

Além da área de mobilidade, a ACCIONA é um grupo global especializado no desenvolvimento e gestão de soluções de infraestruturas sustentáveis, especialmente energia renovável. A atividade da empresa abrange toda a cadeia de valor, desde a construção de projetos, operação e manutenção. A ACCIONA foi recentemente considerada, pelo ranking Global 100 Most Sustainable Corporations, como uma das 100 empresas mais sustentáveis do planeta, a segunda em todo o espaço ibérico.

O serviço de motosharing de ACCIONA

Os motociclos de ACCIONA são geolocalizados e têm prestações equivalentes a uma 125cc. Os mesmos disponibilizam duas modalidades de condução: em modo S, que permite uma velocidade até 50 Km/h dentro da cidade e o modo de condução C, que permite alcançar 80 Km/h e assim, conduzir em autoestradas e nas vias rápidas da Grande Lisboa. Todos os motociclos têm dois assentos e incluem no porta-malas dois capacetes de segurança, para dois passageiros.

Neste momento o serviço contempla uma área de cobertura superior a 40km Km², que permite viajar com a mota até zonas mais suburbanas como Dafundo, Miraflores, Damaia, Ameixoeira e Sacavém.

Uma vez efetuado o registo através da app, os utilizadores podem ficar a conhecer a localização exata das motos, sendo possível reservar a moto que esteja mais próxima. O utilizador poderá circular e parar durante o trajeto, num período máximo de 6 horas, em qualquer parte da cidade. Porém, é obrigatório dar como concluída a sua viagem dentro da área habilitada para esse efeito. O serviço está disponível 24h por dia, todos os dias do ano, para que os utilizadores tenham sempre uma moto disponível para se deslocarem.

Paralelamente, o serviço conta com um centro de apoio ao utilizador, gratuito durante 24 horas, que poderá ajudar a responder a algumas questões e resolver algum tipo de incidências.

O carregamento é concretizado através da substituição de baterias por parte da equipa de manutenção, em horário noturno, contando para esse efeito com uma frota de veículos 100% elétricos.

Sobre a ACCIONA. A ACCIONA é um grupo global para o desenvolvimento e gestão de soluções de infraestrutura sustentável, especialmente energia renovável. A sua atividade abrange toda a cadeia de valor de projeto, construção, operação e manutenção. O objetivo da ACCIONA é liderar a transição para uma economia de baixo carbono, para a qual coloca ao serviço de todos projetos de excelência técnica e inovação para projetar um planeta melhor. A empresa alcançou vendas de 7.510 milhões de euros em 2018, tem presença em mais de 40 países e desenvolve a sua atividade comercial em várias áreas de negócio sob o compromisso de contribuir para o desenvolvimento económico e social das comunidades em que marca presença. O serviço de mobilidade da ACCIONA é uma das áreas em crescimento da empresa, começando por ser implementada em Espanha (Madrid, Valencia, Sevilha, Saragoça e Barcelona), em Portugal, na cidade de Lisboa, desde junho de 2019 e desde janeiro de 2020, também em Milão, Itália.

Tags: