7º Ciclocrosse de Melgaço - Internacional C2

A festa do Ciclocrosse está de regresso a Melgaço, com a realização do VII Ciclocrosse de Melgaço, prova Internacional C2, pontuável para a Taça de Portugal de CRO 2023 Credibom e para o Campeonato do Minho de Ciclocrosse – Discover Melgaço.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo, Melsport e Município de Melgaço, o VII Ciclocrosse de Melgaço realiza-se no circuito criado para o efeito na área circundante do Centro de Estágios de Melgaço e destina-se às categorias de juvenis, cadetes, juniores, sub-23, elites, masters e open, masculinos e femininos.

O secretariado abre ainda no sábado dia 14 pelas 15 horas permitindo a confirmação e levantamento de dorsais e chips aos que acorrerem a Melgaço na véspera da prova. Para os que se deslocam no próprio dia, o secretariado abrirá pelas 7h30 encerrando uma hora depois, 8h30.

A abertura de pista para treinos oficiais ocorrerá pelas 7h45, encerrando uma hora mais tarde.

A competição arranca às 9h00, com a partida da corrida de juvenis (C1), seguindo-se os master e open (9h40). Às 10h40 entram em ação os cadetes, género masculino e feminino, e ainda as master femininas.

A pista reabrirá para treinos 11h15 permitindo um período de 30 minutos para os escalões das corridas C4, C5 e C6. Às 12 horas entra em competição o escalão júnior com ambos os géneros, masculino e feminino. As elites femininas arrancam dez minutos depois das 13 horas, ficando a falta a corrida C6 destinada a elites masculinos que partirá às 14h30. No final da corrida C6, elites masculinos, terá lugar a cerimónia protocolar.

Recorde como foi a prova em 2022/2023 aqui.

Jorge Domingues, Melsport

Em Melgaço tudo está a ser preparado para receber os amantes do ciclocrosse. Jorge Domingues, da Melsport, considera que “vai ser um dia de festa, esperamos que tudo corra bem, que os ciclistas desfrutem de Melgaço e da pista e que saiam daqui satisfeitos”.

Este ano, o Ciclocrosse de Melgaço estreia-se como prova internacional, categoria C2… “é o resultado da cooperação com a Federação Galega de Ciclismo, que permitirá realizar em sete dias cinco corridas de categoria internacional, entre Melgaço e a Galiza, num raio de cerca de 250 quilómetros”.

Para além de pontuável para o ranking UCI, o Ciclocrosse de Melgaço conta, como sempre, para a Taça de Portugal e Campeonato do Minho de Ciclocrosse Discover Melgaço.

“Prevemos um número interessante de participantes. Apesar de haver outras provas de BTT para esse fim-de-semana, acreditamos que vamos ter bastantes atletas, aliás, as inscrições abriram esta semana e já ultrapassamos a centena. De resto, temos recebido contactos de atletas internacionais”, disse Jorge Domingues, que salientou que “mais que o número, gostaríamos de ter aqui um maior número de nacionalidades para se potenciar ainda mais as excelentes condições para a prática da modalidade que Melgaço tem vindo a desenvolver”.

Quanto ao percurso, aquele responsável salientou que “nós ouvimos os atletas, por isso, não mudamos muito. Há sempre um outro apontamento, mas continua a ser um circuito técnico, divertido e duro, ou seja, tem todos os ingredientes de uma prova de ciclocrosse”.

O 7º Ciclocrosse de Melgaço, prova Internacional C2, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Melsport, Federação Portuguesa de Ciclismo e Município de Melgaço tem o apoio do Município de Melgaço, Melgaço Complexo de Desportivo e de Lazer – Centro de EstágiosFederação Portuguesa de Ciclismo, IPDJCision, POPP Agency, Arrecadações da QuintãRaiz Carisma - Soluções de Publicidade, SEG 3 - Mediação de Seguros, GuimarpeixePolisportBike - Tudo sobre o mundo do BTT