Ciclismo: 26º Circuito de Avidos (cadetes e juniores)

Está agendado para o dia 7 de junho o 26º Circuito de Avidos, prova de ciclismo para as categorias de cadetes e juniores promovida pela Associação de Ciclismo do Minho e pelo Centro Ciclista de Avidos (Vila Nova de Famalicão).
O Circuito de Avidos, pontuável para o Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Herdmar, integrará corridas para as categorias de cadetes e de juniores, começando ambas junto à sede do Centro Ciclista de Avidos (Vila Nova de Famalicão) e terminando também na localidade sede do clube minhoto, mais precisamente na Estrada Nacional 204.
A corrida de cadetes terá início às 14h30 e a de juniores às 16h00, prevendo-se a chegada, respetivamente, para as 15h45 e para as 18h00.
As provas serão disputadas em circuito, tendo os cadetes para percorrer 3 voltas (40 quilómetros) e os juniores 4 voltas (53,5 quilómetros). O percurso do circuito é o seguinte: Lugar da Ponte (Avidos), EN 204, à direita para Abade de Vermoim, Lagoa, à direita para Seide São Miguel, Seide São Miguel (Igreja), Ruivães, rotunda à direita para Landim, rotunda à direita para Landim, EN 204-5, Avidos, à direita para Famalicão EN 204 (Meta).
O 26º Circuito de Avidos conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Federação Portuguesa de Ciclismo, Herdmar, Cision, Arrecadações da Quintã, POPP Design, Rariz Carisma - Soluções de Publicidade, Ciclismo a fundo (revista oficial), acmTV (www.acmtv.pt), Roda na Frente e Plano Nacional de Ética no Desporto.
No ano passado, Ivo Oliveira e Francisco Campos venceram o 25º Circuito de Avidos, respetivamente, nas categorias de juniores e cadetes.
Na corrida de juniores, Ivo Oliveira (Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes) repetiu em Avidos a vitória de 2012, na altura a competir na categoria de cadetes pela formação Liberty Seguros/Autoribeiro, superiorizando na parte final da prova a cinco corredores que com ele chegaram isolados à meta. Gaspar Gonçalves (Anicolor) terminou em segundo lugar e Luís Rodrigues (Alcobaça CC / Crédito Agrícola) em terceiro, seguindo-se na classificação Paulo Silva (Liberty Seguros / Feira / KTM), Rui Carvalho (Silva Vinha /ADRAP/ Sentir Penafiel) e Leonardo Vieira (Liberty Seguros / Feira / KTM). Com a diferença de 51 segundos o pelotão chegou à meta sob a liderança de Fábio Mansilhas atleta natural de Avidos que no ano passado representou a equipa Alcobaça CC / Crédito Agrícola.
A corrida de cadetes foi decidida ao sprint com Francisco Campos (Silva Vinha /ADRAP/ Sentir Penafiel) a ser o primeiro a cortar a linha de meta depois de percorridos 40 quilómetros. Em segundo lugar classificou-se Gonçalo Carvalho (Anicolor) e em terceiro Pedro Preto (Escola de Ciclismo Venceslau Fernandes), enquanto o famalicense André Carvalho (Escola de Ciclismo Carlos Carvalho) terminou em quarto e Álvaro Ferreira (CC Barcelos/AFF Electrodomésticos/Orbea) em quinto.