Ciclismo: Fafe acolhe a Taça de Portugal de Cadetes

A região do Minho acolhe no fim-de-semana duas importantes provas de ciclismo de estrada. No sábado, Golães (Fafe) recebe a Taça de Portugal de Cadetes e no domingo disputa-se em Roriz (Barcelos) o 19.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias.

Golães vai ser a base para a segunda etapa da Taça de Portugal de Cadetes. A partida e chegada na Rua do Outeirinho, local já consagrado nos últimos anos pela dificuldade que acresce na subida final após o difícil traçado da tirada, homenageia José Martins, antigo glória do ciclismo nacional e natural de Golães.

O Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, prova destinada à categoria de cadetes, vai para a estrada no próximo sábado, dia 22 de abril, contando com um pelotão com cerca de uma centena de atletas.

O Prémio de Ciclismo Freguesia de Golães / Troféu José Martins, primeira prova do Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã, é pontuável para a Taça de Portugal de Cadetes – Apuramento Zona A.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe, o Troféu homenageia José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável e natural de Golães.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins (Taça de Portugal de Cadetes e Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã) conta este ano com um percurso de 66,9 quilómetros, com partida da Freguesia de Golães e terminará na Rua da Ponte (Golães), pelas 16h45.

O pelotão passará por diversas localidades dos concelhos de Fafe, Póvoa de Lanhoso e Guimarães: Travassós, Requeixo, Vila Cova, Freitas, Serafão, Arosa, Taíde, Porto D’Ave, Póvoa de Lanhoso, Vilela, Santo Emilião, Briteiros, São Cláudio de Barco, Caldas das taipas, Vila da Ponte, Corvite, Prazins Santa Eufêmia, Souto Santa Maria, Garfe, Arosa, Serafão, Freitas, Vila Cova, Requeixo, Travassós, Santa Comba de Fornelos, Rua de Calvelos, Ruda da Ponte e Golães.

O Prémio Junta de Freguesia de Golães / Troféu José Martins é organizado pela Associação de Ciclismo do Minho com o patrocínio da Câmara Municipal de Fafe e o apoio da Junta de Freguesia de Golães, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Agency, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros,  Polícia Municipal de Fafe, Bombeiros Voluntários de Fafe, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.

José Martins - Glória do ciclismo é natural de Golães
Importante freguesia do concelho de Fafe, Golães é a terra natal de José Martins um consagrado ciclista português, premiado com uma carreira internacional assinalável. Ao longo do seu percurso como profissional (1971-1980) envergou as camisolas da Coelima, Canada Dry-Gazelle, Kas-Campagnolo, Teka e Moliner-Vereco, ao serviço das quais obteve destacados resultados: Volta a Portugal/1972 e 1973 (2º e 3º), Volta à Madeira/1974 (1º), Volta à Catalunya/1974 (1º), Volta a Mallorca/1974 (1º), Volta a Aragón/1975 (2º), Volta ao País Basco/1975 (3º), Vuelta à Espanha/1975 (6º), Tour Suisse/1976 (1º Prémio da Montanha) e Tour de France/1976, 1977 e 1978 (12º, 17º e 22º).

Golães apresenta-se como uma das freguesias mais extensas, mais povoadas e mais desenvolvidas do concelho de Fafe, situando-se a quatro quilómetros da sede do concelho e estendendo-se encosta fora na margem esquerda do rio Vizela.

Como coletividades ativas e atuantes, a comunidade de Golães conta, entre outras, com a prestigiada Banda de Golães.

Nos últimos anos Golães tem acolhido competições de ciclismo regulares organizadas pela Associação de Ciclismo do Minho. Além disso, em 2009, numa jornada impagável da memória, a Associação de Ciclismo do Minho promoveu no final do Troféu José Martins / Taça de Portugal de Juniores a apresentação do livro “A Magia do Tour - Participação dos corredores portugueses” escrito a quatro mãos por Alves Barbosa e José Magalhães Castela.

O cenário desta apresentação foi a Junta de Freguesia de Golães, tendo contado com a magia dos autores que obsequiaram os inúmeros presentes com saudosas histórias de um tempo em que o ciclismo era praticado, não só na sua mais interna pureza desportiva, mas também na sua sempre necessária vertente saudável.

Na apresentação do livro, Alves Barbosa presenteou a assistência com algumas das suas memórias da aventura da volta ciclista mais apreciada no mundo, enquanto José Magalhães Castela aproveitou a ocasião para elencar praticamente toda a vida do fafense José Martins, numa singela homenagem que quis prestar a este antigo ciclista, sócio honorário da ACM e participante no “Tour de France”.

Também nesse ano de 2009, a Câmara Municipal de Fafe e a Junta de Freguesia de Golães homenagearam no final da prova José Martins e o seu irmão Manuel Martins, igualmente ex-ciclista. A Associação de Ciclismo do Minho promoveu em 2014 aquando da habitual prova de ciclismo uma cerimónia de entrega de distinções a dirigentes desportivos de Fafe em reconhecimento pelo mérito do desempenho de funções associativas ao longo de mais de três décadas.

23 de abril
Ciclismo: Fafe acolhe a Taça de Portugal de Cadetes

Roriz, Barcelos, recebe no domingo, dia 23 de abril, o 19.º Prémio ACR Roriz / Troféu Professor Matias, prova pontuável para o Campeonato do Minho de Ciclismo de Estrada - Arrecadações da Quintã destinada aos escalões de escolas, cadetes e juniores.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz, o Prémio ACR Roriz - conhecido como a “Roubaix portuguesa” numa alusão à clássica prova francesa - homenageia mais uma vez António Luís Santos Matias, o “Professor Matias” reconhecido como o impulsionador e fundador da equipa de ciclismo na ACR Roriz.

O 19.º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias, que este ano apresenta algumas novidades, decorre entre as 9h30 e as 17h00.

Da parte da manhã realizam-se as provas das escolas. Às 9h30 arrancam os pupilos/benjamins (gincana) e a prova em linha dos iniciados. Segue-se a prova em linha dos infantis (9h45) e às 10h00 os iniciados realizam a gincana. Os juvenis encerram o programa de escolas, com a prova em linha que se inicia às 10h15.

Ainda da parte da manhã realiza-se a prova de cadetes, que este ano tem um percurso de 59 kms, com partida e chega junto à Igreja da Paróquia de Roriz, fazendo pelo meio uma pequena incursão no concelho de Ponte de Lima.

A manhã termina com a cerimónia protocolar de escolas e cadetes, que está marcada para as 12h30.

Os juniores vão para a estrada às 14h30 horas para uma prova de 73 quilómetros. Pela frente os ciclistas têm uma viagem pelo norte do concelho de Barcelos, entram no concelho de Ponte de Lima e regressam para enfrentar os caminhos em paralelo que marcam a freguesia de Roriz.

Rosa Cristina Barbosa, presidente da Associação Cultural e Recreativa de Roriz
Rosa Cristina Barbosa, presidente da ACR Roriz, garante que em Roriz “já tudo está pronto para receber mais uma edição desta prova que já tem a sua tradição e prima pela diferença”,

Considerando que “este ano, mais uma vez, apresentamos um percurso interessante e que vai, com certeza, cativar os ciclistas e as equipas”, Rosa Cristina Barbosa referiu que “fizemos algumas alterações ao nível do percurso, penso que é ainda mais interessante e não tão duro como o do ano passado. Alargamos a viagem a terras de Ponte de Lima e assim podemos levar o ciclismo e este prémio até mais longe”.

A presidente da ACR Roriz acredita que “o Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias tem todas as condições para ser um sucesso e acreditamos que vai correr bem”.
Este é um prémio que prima pela diferença? “Sim, é uma prova diferente, tem um grau de dificuldade elevado e só quem está bem consegue fazê-la. Mas é também uma prova muito interessante e bonita de se fazer”.

O Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias destina-se a todas as categorias da formação… “é essa a nossa aposta. Dá muito trabalho porque é muita coisa num só dia, mas é um dia que vale a pena ser passado, pelo desporto, pelo convívio, pela alegria de todos os participantes. É um dia que fica marcado para ficar na história”.

O 19º Prémio ACR Roriz - Troféu Professor Matias organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz tem o apoio da Câmara Municipal de Barcelos, Freguesias de Roriz, Galegos Santa Maria, Campo, Tamel - S. Pedro Fins, Alheira, União Freguesia de Alvitos e Couto, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, SEG 3 - Mediação de Seguros, Landeiro, Matias & Araújo, Frulact, Sidónios, KTM/Bikeseven Barcelos, Sóbrilho, Leão d´Ouro Restaurante, Roque Supermercados, Reciol, Confort - Electrodomésticos, Jorge Fernandes - Consultoria em seguros, Almeida & Miranda, Polisport, Optibor, Metal Gémeos, Inovacarnes, Pacto, Fisipadrão, Decathlon, G&M Confeções e revista Ciclismo a Fundo.