Ciclismo: Palmeira recebe a Taça de Portugal de Juniores

A Taça de Portugal Júnior ruma a norte com a realização da terceira etapa em Palmeira, no sempre difícil traçado bracarense onde as dificuldades de montanha são acrescidas com subidas ao Bom Jesus e Sameiro. A homenagem a uma velha glória do ciclismo, Peixoto Alves, continua a ser ponto de honra da organização.

Palmeira é palco no próximo sábado (3 de junho) do 20.º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves, terceira prova da Taça de Portugal de Juniores e pontuável para o Campeonato do Minho de Estrada - Arrecadações da Quintã. Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e patrocinada pela Junta de Freguesia de Palmeira, este tradicional circuito homenageia uma velha glória do ciclismo português e vencedor da Volta a Portugal de 1965, natural desta freguesia de Braga.

Numa prova que promete muita emoção e disputa pelas melhores posições e pelos vários prémios (Metas Volantes e Montanha), o pelotão de juniores tem pela frente uma viagem de 97 quilómetros, em que se destacam as subidas ao Bom Jesus e ao alto do Sameiro, bem como a sempre difícil subida final para a linha de meta.

O Circuito de Palmeira/ Prémio Peixoto Alves arranca pelas 14h28 da Rua da Japoneira e termina pelas 17h03 junta à igreja de Palmeira, seguindo-se a cerimónia de prémios.

Em Palmeira “já tudo está preparado”, disse César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, que salientou que “esperamos, como já é habitual, uma grande festa do ciclismo" na tarde de sábado”. César Gomes lembrou que “este prémio homenageia um grande nome do ciclismo de Palmeira, um homem que venceu a Volta a Portugal e que merece todo o nosso carinho”. Sobre percurso referiu que “vamos ter, como sempre, um circuito muito interessante e desafiante para os ciclistas. Este o percurso sofreu uma pequena alteração por motivo de obras, mas acaba por regressar a um traçado que foi usado há quatro anos e que leva o pelotão pela estrada velha de Nogueiró”. Certo é que “esperamos uma boa corrida, muito competitiva e disputada pelos atletas, como aliás tem sido habitual”.

O 20º Circuito de Palmeira / Prémio Peixoto Alves tem o patrocínio da Junta de Freguesia de Palmeira e o apoio das seguintes entidades: Munícipio de Braga, Caetano Auto, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Cuidar Mais - Clínica Médica e Fisioterapia, Guimarpeixe, Jopedois, Auto Terror, SEG 3 - Mediação de Seguros, UNA Seguros, Infraestruturas de Portugal e revista Ciclismo a Fundo.