Esposende recebe o Campeonato do Minho de BTT XCO

O Monte da Senhora da Guia, em Belinho, é palco domingo do 1.º XCO BTT de Esposende, prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCO - POPP Agency.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, o 1º XCO BTT de Esposende será promovido em condições de segurança e no cumprimento das orientações da Direção-Geral da Saúde e das normas concertadas entre aquela entidade e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).

A prova arrancará pelas 10 horas com as atividades para as categorias de Escolas, seguindo-se as categorias de competição.

O XCO BTT de Esposende nasce de uma vontade de amantes e ex-atletas de BTT que, conjuntamente com a Associação de Ciclismo do Minho, organizam a prova. Diogo Figueiredo, que praticou BTT de competição mais de 10 anos, então pela equipa da JUM - Marinhas, é um dos responsáveis pela organização e explicou que “Esposende já recebeu duas provas de BTT, noutros tempos, mas o clube acabou e as provas também. Agora, que acabaram os estudos e tenho mais tempo, decidi, em conjunto com alguns amigos, organizar uma prova no concelho”.

Aquele responsável salientou que “a ideia é, basicamente, fazer algo que venha para ficar, até porque temos um monte com excelentes condições para receber este tipo de provas. Vamos começar com uma prova do Campeonato do Minho e no futuro logo veremos”.

Segundo Diogo Figueiredo, para este “primeiro teste” em que acredita que “vai ser uma excelente prova e que tudo vai correr bem”, existe um bom número de inscritos e “os ciclistas têm vindo para cá treinar e a reação à pista tem sido muito positiva, domingo ainda vai estar melhor”.

Diogo Figueiredo, que depois de ser atleta vê a prova de outro prisma, salienta que “organizar um evento destes dá mesmo muito trabalho. Na pista o principal trabalho foi a limpeza, havia muitas zonas fechadas pelo monte”, explicou o ex-atleta salientando que “a pandemia obriga a muitos cuidados, a seguir muitas regras”.

Para este evento, os organizadores contaram com uma boa adesão das empresas do concelho: “não conseguimos tudo o que queríamos, mas tivemos algumas empresas do concelho que se mostraram recetivas”, assim como “a Câmara Municipal de Esposende, que nos apoiou imenso”.

O ex-ciclista diz-se “ansioso” por chegar a domingo e ver desfilar os ciclistas “desde as escolinhas, que vai ser uma estreia absoluta em Esposende. Tivemos mesmo que fazer duas pistas para receber o Encontro de Escolas de BTT”.

“Acredito que vai ser uma boa prova e vai ser para ficar”, concluiu aquele responsável.

O 1.º XCO BTT de Esposende conta com o apoio da Câmara Municipal de Esposende, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT, Diogo Cardodo, Padaria - Bar & Lounge, Alaes, Andrew Martin, Carpav, Qualitt, M. Carreira, SBL e Irmãos Faria, Lda.