Iuri Leitão no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal (Guimarães, 24 de junho de 2024)

O Campeão do Mundo de Omnium, disciplina olímpica de ciclismo de pista, confirmou a sua presença na 14.ª edição do Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", evento de lazer que agrega centenas de pessoas na manhã do dia 24 de junho no centro da cidade de Guimarães, percorrendo as principais artérias do burgo vimaranense.

Além de Tiago Machado, o minhoto Iúri Leitão, profissional da Caja Rural e atleta da Seleção de Portugal, que enverga a camisola arco-íris de Campeão do Mundo de Omnium, junta-se assim à iniciativa da Associação de Ciclismo do Minho, de participação gratuita (oferta de t-shirt oficial e do seguro) com possibilidade de inscrição no Passeio, Mini-Passeio e Trilho de BTT (inscrições em www.acm.pt).

O jovem vianense iniciou a sua aprendizagem bem no coração do Alto Minho, numa das mais antigas escolas de formação a nível nacional, O Grupo Desportivo do Centro Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, conhecido como Santa Marta no mundo ciclístico. Seguiu para o Bairrada, passando ainda pelas formações Miranda-Mortágua, Sicasal-Constantinos, Delta Cafés, Supermercados Frois, Caja Rural, Tavefer- Mortágua e novamente Caja Rural desde 2022. É na pista que Iuri Leitão atinge os pontos mais altos da sua ainda curta carreira. 2023 foi o ano de grande afirmação ao conseguir o título de Campeão do Mundo de Omnium em pista e a vitória na geral do Tour of Hellas (Tour da Grécia). Na pista conseguiu por três vezes o título de Campeão Europeu de Scratch (2020/2022/2024), Vice-Campeão do Mundo Eliminação (2021), Vice-Campeão Europeu Eliminação (2020) e Medalha de Bronze no Campeonato da Europa (2020).

A 14ª edição do Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal que contará com a presença de Tiago Machado terá dois percursos de dificuldade baixa (passeio e mini-passeio) e um trilho de BTT (promovido em parceria com a Erdal), procurando-se assim incentivar a participação de todos os interessados, independentemente da idade e da condição física.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal pretende incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

A inscrição é gratuita e os participantes no Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal terão direito a uma t-shirt oficial, habilitam-se ao sorteio de prémios oferecidos pelos diversos parceiros da iniciativa e estarão cobertos pelo seguro desportivo.

A participação de figuras públicas e de referências do desporto tem sido uma das características do Passeio Dia 1 de Portugal, proporcionando-se assim momentos de interação e de convivência no contexto de uma autêntica "festa do ciclismo de lazer" em que pode participar toda a família.

Com partida e chegada junto ao Estádio D. Afonso Henriques (início às 10 horas), a iniciativa terá três percursos (Passeio, Mini-Passeio e Trilho de BTT), sendo o trajeto inicial efetuado em conjunto por todos os grupos de participantes. À passagem pelo local da partida termina o Mini-Passeio.

O Trilho de BTT, uma das três opções de participação, é promovido em parceria com a ERDAL - Escola de Referência de Desportos de Ar Livre. O percurso do Trilho de BTT terá uma extensão de cerca de 20 kms. Na preparação do percurso do trilho houve uma particular atenção em proporcionar aos participantes paisagens únicas e deslumbrantes nos diversos trilhos de BTT que circundam Guimarães.

Nas edições anteriores o Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015), fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e integrou o programa do Centenário do Vitória Sport Clube.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP  Agency, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Viamaris, Desincoop, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium Automotive, Guimarpeixe, JopeDois e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".