João Sousa venceu o Trial Bike de Guimarães (Taça de Portugal)

Fotos (em breve) em http://www.acm.pt/index.php?cat=resultados&id=969&subcat=fotos

O minhoto João Sousa venceu em elites o Trial Bike de Guimarães, segunda prova da Taça de Portugal disputada no parque de Trial Bike da Cidade Berço, o primeiro a ser criado no País exclusivamente para a prática da modalidade. Filipe Gomes foi o melhor em nível 3, Pedro Garcia em nível 2, Diego Delgado em nível 1 e Daniel Fonseca e Matias Martinis na vertente de promoção.

Organizado pela Associação de Ciclismo do Minho, Federação Portuguesa de Ciclismo e Sopedal.com, o Trial Bike de Guimarães contou com a presença dos melhores atletas da especialidade, tendo sido a segunda etapa da Taça de Portugal que prosseguirá com provas na Batalha (29 de junho) e Porto (13 de julho), estando o Campeonato Nacional agendado para o dia 14 de setembro (Arcos de Valdevez).

A prova decorreu no Parque de Trial Bike de Guimarães (Parque da Cidade Desportiva, junto à Pista de Atletismo Gémeos Castro), inaugurado no dia 2 de abril de 2011, que tem a particularidade de recriar os obstáculos que fizeram parte do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike disputado no dia 19 de Setembro de 2010 nas imediações do Castelo de Guimarães.

O minhoto João Sousa dominou na categoria de elites e deixou nas posições seguintes do pódio o seu irmão Daniel Sousa, vencedor da primeira prova da Taça de Portugal, e Pedro Araújo.

Filipe Gomes (Sopedal.com), no ano de regresso às competições, somou em Guimarães a segunda vitória na Taça de Portugal em nível 3, terminando a competição à frente do Campeão Nacional da categoria Jorge Ferreira (Sopedal.com) e de José Sequeira.

No nível 2 venceu Pedro Garcia que deixou Ricardo Simões, vencedor da primeira prova, no segundo posto e João Novais no terceiro. Diego Delgado foi o melhor atleta em nível 1, enquanto Simão Sousa não foi além do segundo lugar.

Nas categorias de promoção os vencedores foram Daniel Fonseca (promoção 1) e Matias Martinis (promoção 2).

O Trial Bike de Guimarães, organizado pela Associação de Ciclismo do Minho e pela Federação Portuguesa de Ciclismo, teve o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Tempo Livre, Cision, SoPedal.com, Artecanter (Atães), Arrecadações da Quintã, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, POPP Design, Herdmar e Bike Magazine (revista oficial).

O Parque de Trial Bike de Guimarães foi desenvolvido pela Câmara Municipal de Guimarães, em colaboração com a Tempo Livre e a Associação de Ciclismo do Minho, após a sugestão desta surgida depois da realização em Guimarães do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike, tendo a ideia sido favoravelmente acolhida pela autarquia e por um conjunto de entidades que também contribuíram para a sua concretização, nomeadamente a Artecanter (Atães) e Serração de Madeiras Matos (São Torcato). O espaço tem a particularidade de recriar os obstáculos que fizeram parte do primeiro Campeonato Nacional de Trial Bike disputado no dia 19 de Setembro de 2010 nas imediações do Castelo de Guimarães.

O Trial Bike é uma disciplina do ciclismo em que o fator principal é o equilíbrio e controlo da bicicleta em situações extremas.

O objetivo da competição é passar com a bicicleta por um percurso difícil e com obstáculos sinalizados, situados dentro de “zonas controladas” (secções), sem se poder tocar no solo com nenhuma parte do corpo e da bicicleta (exceto com os pneus), e dentro de um tempo estabelecido.

Berço do Trial Bike nacional, o Minho já acolheu o primeiro Campeonato Nacional, diversas provas da Taça de Portugal, o 1º Campeonato Regional do Minho e o Open de Portugal desta vertente do ciclismo.