José Dias e Mónica Santos conquistaram a Maratona BTT de Guimarães / Like Bike

José Dias e Mónica Santos conquistaram destacados a Maratona BTT de Guimarães / Like Bike, quinta etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã, na categoria de elites. Integrada no programa das Festas Gualterianas 2014, a maratona conheceu ainda os seguintes vencedores: Carlos Rocha (master 30), Tierri Mendes (master 40), Manuel Pinto (master 50), Ana Rocha (master femininas) e a Saertex Portugal / Edaetech (equipas). Na vertente de lazer venceram Marco Costa (maratona), Francisco Neves e Cláudia Costa (meia-maratona).
Promovida pela Associação de Ciclismo do Minho, a Maratona foi disputada em trilhos do concelho de Guimarães, tendo como pontos de partida e de chegada a Alameda Conselho da Europa, junto ao Parque da Cidade e ao pavilhão do Vitória Sport Clube.
Cerca de trezentos betetistas de várias localidades de Portugal e de Espanha, repartidos pelos percursos de maratona e meia-maratona, participaram na iniciativa que terminou com um balanço muito positivo.
Pretendendo assumir-se como um evento de referência que contribua para a promoção da prática desportiva e corresponda ao crescente interesse por atividades de BTT, a Maratona BTT de Guimarães / Like Bike visou também fins de lazer e turístico/culturais, tendo integrado a programação das Festas Gualterianas, celebradas em honra de São Gualter, que se realizam em Guimarães desde 1906.
A Maratona BTT de Guimarães / Like Bike foi a quinta e penúltima prova pontuável para o Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã (2014), tendo acentuado a acesa disputa pelos diversos títulos de Campeões do Minho cuja decisão final em todas as categorias está adiada para a última prova, a Maratona Berço do Alvarinho a disputar em Monção no dia 5 de outubro.
Vice-Campeão Nacional e do Minho de BTT XCO, José Dias (Patocycles / Coluer / Casa do Povo de Retorta) venceu a terceira edição da Maratona BTT de Guimarães chegando isolado à linha da meta e com uma vantagem considerável para Jacinto Fiúza (Batotas / ADN Bike / Ponte de Lima). Na terceira posição terminou João Soares Silva (individual). Com o resultado alcançado em Guimarães, Fiúza assumiu a liderança do Campeonato do Minho e pode ter dado um passo decisivo para conquistar do campeonato.
Mónica Santos (Saertex Portugal / Edaetech), em elites femininas, somou nova vitória no Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã e reforçou a liderança da classificação geral da competição, terminando nas posições seguintes Ana Rita Vale (Batotas/Ponte de Lima) e Patrícia Almeida (individual).
Em master 30, Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech), vencedor da Taça do Minho de 2013, Campeão Nacional de BTT Meia-Maratona 2013 e Medalha de Prata no Campeonato do Mundo de BTT XCO de Forças Policiais, ganhou a Maratona BTT de Guimarães / Like Bike, enquanto Salvador Pereira (Vitória SC / AMC Invest) e Nuno Arieira (EDV - Veb Vianacycles / Entreportas / Bosch) terminaram em segundo e terceiro lugares, respetivamente. Carlos Rocha comanda agora a geral da competição minhota.
Tierri Mendes (Vitória SC / AMC Invest / Interfios) foi vencedor na categoria de master 40, consolidando o primeiro lugar no campeonato, seguindo-se na classificação Vítor Teixeira (NAST / Motocar / Servigas) e Francisco Branco (Trilhosbike).
Em master 50, Manuel Pinto (NAST / Motocar / Servigas) venceu a Maratona BTT de Guimarães e quebrou e invencibilidade de Carlos Lima (EDV-Veb / Vianacycles), ausente em Guimarães que continua a liderar o campeonato. Agostinho Rodrigues e Joaquim Sá, ambos da ASC / Focus Team, terminaram na segunda e terceiras posições.
Vice-Campeã nacional de BTT XCM, Ana Rocha (Saertex Portugal / Edaetech) foi a melhor veterana e subiu ao primeiro lugar do campeonato, concluindo a prova à frente de Ana Campos (ASC / Focus Team) e de Maria Conceição Carlos (Amigos da Montanha / Bikeseven Barcelos).
Na classificação por equipas, a Saertex Portugal / Edaetech foi a vencedor da Maratona BTT de Guimarães / Like Bike somando preciosos pontos para a revalidação do título de Campeã do Minho, A formação NAST / Motocar / Servigas concluiu a Maratona BTT de Guimarães / Like Bik e segundo e a ASC / Focus Team em terceiro.
Na vertente de lazer, o vencedor absoluto da Maratona BTT de Guimarães / Like Bike foi Marco Costa (Btt4All / Motocar / Di Garda), seguindo-se na classificação Pedro Freitas (Vitória SC / AMC Invest / Interfios) e José Alexandre (Aldeia Isabelinha BTT). Na meia-maratona o pódio masculino foi ocupado por Francisco Neves (Batotas / ADN Bike / Ponte de Lima), João Rodrigues (JoaneBTT/Trilhosbike) e Mário Ferreira (Seissa / ACR Roriz / Matias & Araújo / Frulact) enquanto no feminino foi preenchido por Cláudia Costa (Individual), Cristina Oliveira (Bikemania Sport) e Ângela Mendes (Team José Mendes/ Extremebike / Silvares com Vida).
Entretanto, o equipamento oficial da Maratona BTT de Guimarães / Like Bike, composto por jersey e calção, está à venda na loja virtual do site da Associação de Ciclismo do Minho (www.acm.pt).
Com design e modelo exclusivos, o equipamento é inspirado no Castelo de Guimarães (símbolo da nacionalidade) e nas novas tendências da moda desportiva, tendo sido concebido pelo designer Paulo Pinheiro, da POPP Design, uma das entidades parceiras da Associação de Ciclismo do Minho.
O equipamento é produzido pela Fullwear, fornecedora oficial da ACM vocacionada para a confeção de roupa desportiva personalizada com recurso aos mais avançados tecidos e matérias-primas, correspondendo aos mais exigentes padrões em termos de conforto e durabilidade exigidos por qualquer atleta, tanto de lazer como do mais alto nível de competição.
O jersey e o calção oficial da Maratona BTT de Guimarães / Like Bike, disponíveis dos tamanhos XS a XXXL, podem ser adquiridos em conjunto ou isoladamente na loja virtual do site da Associação de Ciclismo do Minho (jersey: 27,50 euros, calção: 60 euros, conjunto: 80 euros), com oferta dos portes de envio para Portugal (encomendas em www.acm.pt - pagamento por multibanco).
A Maratona BTT de Guimarães / Like Bike teve o apoio das seguintes entidades: Federação Portuguesa de Ciclismo, Câmara Municipal de Guimarães, Cision, Arrecadações da Quintã, Herdmar, POPP Design, Like Bike / Specialized, Vitória Sport Clube, Tempo Livre, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Frutas São Cristovão, Café Pedral - Quintã, Snack Bar Se7es, Silvares com Vida, FisioGuimarães, S24, SoPedal.com, TrilhosBike, Ima Extreme, Baisnabike, ExtremeBike, BikeProtect, CityBike, Shark, Bargauto, acmTV (www.acmtv.pt) e Bike Magazine (revista oficial).
A próxima e última etapa do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã (2014) será a Maratona Berço do Alvarinho a disputar no dia 5 de outubro em Monção.