Mais de três centenas de participantes no 14.º Passeio Dia Um de Portugal em Guimarães

O ciclismo de lazer voltou a percorrer as principais artérias da cidade de Guimarães em mais uma edição, a 14ª, do passeio comemorativo do Dia Um de Portugal, em que se celebra o aniversário da batalha de 24 de junho de 1128, pilar fundamental do início da nacionalidade.

As mais três centenas de participantes dividiram-se pelas duas opções, Mini Passeio / Passeio e Trilho de BTT, com a separação a ocorrer no Largo da República do Brasil, altura em que o Mini Passeio/Passeio se dirigiu para as principais ruas do Centro Histórico de Guimarães, enquanto a opção Trilho de BTT seguiu para o início do Monte do Cavalinho, onde se iniciou o Trilho propriamente dito.

As presenças dos convidados anunciados ao longo dos últimos dias permitiu trocas de impressões informais entre os participantes informais e os profissionais da atualidade como o Campeão do Mundo de Omnium, Iúri Leitão, o pistard e sprinter João Matias, o vimaranense e ciclista profissional José Mendes, ou antigas glórias como Delmino Pereira, Presidente de Federação Portuguesa de Ciclismo, que hoje deu um ar retro no equipamento da Recer-Boavista, bem como no capacete e bicicleta apresentada ou com Cândido Barbosa, antigo ciclista profissional, a exemplo de Tiago Machado, ambos que conseguiram agregar a cada um deles o cognome de “Ciclista do Povo”.

Na hora da partida para a jornada velocipédica na linha da frente concentraram-se o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Nélson Felgueiras, José Luís Ribeiro, Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo e Presidente Honorário da ACM, José Luís Galdamez e Mário Miranda, antigas glórias do ciclismo vimaranense e português, bem como os convidados anteriormente referidos, Delmino Pereira, Cândido Barbosa, Tiago Machado, Iúri Leitão, João Matias e José Mendes, bem como a formação Campeã do Minho de DHI, Bike House DH Team Guimarães.

As três centenas de participantes foram oriundos das mais diversas freguesias do concelho de Guimarães, muito pelo feriado municipal que se celebra no 24 de junho, não se tendo concentrado muitos participantes de outros concelhos precisamente por ser um dia normal de trabalho.

Em retrospetiva considera-se um balanço positivo para o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal” e a festa do ciclismo de lazer, procurando aliar o desporto, a cultura e a história, o Passeio de Bicicleta "Dia 1 de Portugal", promovido pela ACM – Associação de Ciclismo do Minho com o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, entre outras entidades, pretendeu incentivar a prática desportiva e a utilização da bicicleta como opção de mobilidade, para além de assinalar uma importante data histórica, a Batalha de São Mamede (24 de junho de 1128) que viria a ser designada como "a primeira tarde portuguesa".

A iniciativa foi de participação gratuita, tendo os participantes recebido uma t-shirt oficial e participado no sorteio de diversos prémios oferecidos pelos parceiros do evento.
Nas edições anteriores a iniciativa integrou a programação de Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura, de Guimarães 2013 - Cidade Europeia do Desporto, foi o evento escolhido pelo Comité Olímpico de Portugal para assinalar o Dia Olímpico (2013), integrou o programa oficial das Comemorações dos 8 Séculos da Língua Portuguesa (2014), fez parte do programa do Centenário do Centro Juvenil de São José (2015) e do projeto de inclusão social desenvolvido em parceria pela CERCIGUI e o CNE - Corpo Nacional de Escutas (2015) e fez parte do programa comemorativos dos 120 anos da UVP / Federação Portuguesa de Ciclismo e em 2022 integrou as comemorações do Centenário do Vitória Sport Clube.

O Passeio de Bicicleta Dia 1 de Portugal conta, entre outros, com os seguintes apoios: Câmara Municipal de Guimarães, SEG 3 - Mediação de Seguros, Federação Portuguesa de Ciclismo, Arrecadações da Quintã, Cision, POPP  Agency, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Viamaris, Bike House, Desincoop, Enfcare - Serviços de Enfermagem, Lda., Auto Terror - Premium Automotive, Guimarpeixe, JopeDois e Programa Nacional "Ciclismo para Todos".