Minhotos brilharam nos 120 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo

José Luís Ribeiro integrou a Comissão dos 120 anos da FPC juntamente com Delmino Pereira, Artur Lopes, Marçal Grilo e Vasco Empis

A Gala dos 120 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), durante a qual o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, surpreendeu ao agraciar a federação mais antiga de Portugal com a Ordem do Infante D. Henrique, contou com a participação ativa de vários minhotos que lideraram a produção do evento.

José Luís Ribeiro, Presidente da Associação de Ciclismo do Minho, integrou a Comissão dos 120 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo juntamente com Delmino Pereira (Presidente da FPC), Artur Lopes (Presidente da Assembleia Geral da FPC e membro da UCI – União Ciclista Internacional), Marçal Grilo e Vasco Empis.

A Gala dos 120 anos, ponto alto das comemorações, foi apresentada no Fórum Lisboa pelos vimaranenses Liliana Faria e João Miguel Ferreira e recordou os momentos áureos da modalidade, homenageando-se toda a comunidade velocipédica nacional, simbolicamente representada por quatro ídolos, que marcaram diferentes eras do ciclismo português: José Bento Pessoa, Alves Barbosa, Joaquim Agostinho e Rui Costa.

O espetáculo – produzido pela AMVJ, liderada por Filipe Costa - proporcionou momentos surpreendentes, com música ao vivo e projeção de vídeos, edições originais de imagens de arquivo, que ajudaram a perceber toda a História do ciclismo em Portugal, assim como os caminhos trilhados para o futuro.

No decurso da iniciativa Zé Miguel On Stage apresentou um “medley”, da sua autoria, de temas emblemáticos da Volta a Portugal e interpretou a música “Sei quem sou”. Atuaram ainda “Eventos com Arte” (Vila Nova de Famalicão) e o tenor Sérgio Martins.

O vimaranense Américo Simões (www.estudioa.pt) surpreendeu com a narração cativante e empolgante dos vídeos exibidos na Gala dos 120 anos que foram editados pela empresa de Guimarães “Materia - creative agency” que assegurou igualmente a elaboração do grafismo do evento.

Na Gala dos 120 anos da FPC, o Minho esteve ainda representado por António Cardoso, Diretor da ACM, pelos ex-ciclistas Mário Miranda, José Luis Galdamez, Luís Teixeira, Marino Fonseca e por Alberto Costa (Centro Ciclista de Barcelos), entre outras individualidades.

A comemoração dos 120 anos da Federação Portuguesa de Ciclismo teve como pontos altos não apenas a Gala realizada em Lisboa mas também a inauguração do Centro Continental UCI por David Lappartient (Presidente da UCI) que poderá vir a ter como extensão o Centro de Ciclismo do Minho, em Souto Santa Maria – Guimarães.

A Associação de Ciclismo do Minho deu ainda o seu contributo integrando no programa de eventos comemorativos dos 120 anos da FPC o Passeio Dia Um de Portugal (Guimarães, 24 de junho) e organizando os Campeonatos Nacionais de Ciclismo de Estrada (Elites e Sub 23) em Melgaço e os Nacionais de BTT Cross Country Olímpico do Centro de Ciclismo do Minho em Souto Santa Maria – Guimarães.

Na Gala dos 120 anos da FPC – que contou com a presença, entre outros, do Secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo – o Presidente da República explicou a atribuição da Ordem do Infante D. Henrique: "Tomei esta decisão para agradecer 120 anos, não apenas desta Direção, mas de todas as Direções, de todos os dirigentes, de todos os atletas, de todos os milhares senão milhões de portugueses que, competindo, assistindo, acompanhando ou apoiando, deram, dão e vão continuar a dar um contributo para um Portugal melhor".

O Presidente da República recordou as memórias pessoais ligadas à bicicleta e ao ciclismo, sublinhando as caraterísticas que fazem do ciclismo uma atividade ímpar: "A ligação ao povo de todo o país, o papel de coesão social e territorial, a função de transformação social, o sentido democrático. O prestígio social que o ciclismo proporciona a Portugal é notável ao longo da História destes 120 anos. O ciclismo é uma realidade popular, que vem do povo e continua no povo", frisou Marcelo Rebelo de Sousa.