Monção consagrou os Campeões do Minho de BTT Maratonas

Berço do Alvarinho, a vila de Monção consagrou os Campeões do Minho de BTT Maratonas ao acolher a derradeira prova do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã. A Maratona BTT Berço do Alvarinho foi ganha por David Vaz e Joana Moreira (elites), Estela Lago Cerzón (masters femininas), Carlos Rocha (masters 30), Tierri Mendes (masters 40) e Agostinho Rodrigues (masters 50). Os Campeões do Minho de XCM 2015 são David Vaz e Ana Rita Vale (elites), Carlos Rocha (master 30), Tierri Mendes (Master 40), Carlos Lima (master 50), Raquel Marques (master femininas), Ricardo Gomes (paraciclismo) e a Saertex Portugal / Edaetech (equipas).

Organizada pelo Clube de Cicloturismo de Monção, em parceria com a Associação de Ciclismo do Minho, a Maratona foi disputada em trilhos da vila raiana de Monção, começando e terminando no centro da localidade Berço do Alvarinho. Com um balanço muito positivo na sua segunda edição, a Maratona BTT Berço do Alvarinho integrará em 2016 o Campeonato do Minho de BTT XCM - Raiz Carisma.

O minhoto e Vice-Campeão Nacional de Maratonas David Vaz (Saertex Portugal / Edaetech) foi o vencedor em elites da Maratona BTT Berço do Alvarinho, terminando em segundo lugar César Fonte (Rádio Popular - Boavista) e em terceiro José Rodrigues (F. C. Famalicão / Bike Zone / Soniturismo) que partiu em Monção na liderança do Campeonato do Minho de BTT XCM – Arrecadações da Quintã mas que não conseguiu revalidar o título.

Na categoria feminina, Joana Moreira (ASC / Focus Team - Vila do Conde) venceu em Monção, enquanto Leandra Gomes (Batotas / Ponte de Lima) foi segunda. Ana Rita Vale (BaToTas / Ponte de Lima), ausente em Monção, já tinham garantido o primeiro lugar na classificação final do campeonato.

Em masters 30, Carlos Rocha (Saertex Portugal / Edaetech) foi o mais veloz em Monção e o vencedor absoluto da Maratona BTT Berço do Alvarinho, revalidando o título de Campeão do Minho. Humberto Castro (F. C. Famalicão / Bike Zone / Soniturismo) e José Soro (EDV - Vianacycles / Entreportas / Mypharma) terminaram a última prova do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã no segundo e terceiro lugares, respetivamente.

Tierri Mendes (F. C. Famalicão / Bike Zone / Soniturismo), partindo para a Maratona BTT Berço do Alvarinho em terceiro lugar da geral do campeonato em master 40, venceu a derradeira competição e revalidou o título de Campeão do Minho. As restantes posições do pódio da prova de Monção foram ocupados por Rodolfo Lopes (EDV - Vianacycles / Entreportas / Mypharma) e Marcelino Costa (Individual).
Agostinho Rodrigues (ASC / Focus Team - Vila do Conde) venceu na categorias de master 50, terminando António Melo (Saertex Portugal / Edaetech) em segundo e Manuel Pinto (Nast / Motocar / Servigás) em terceiro. Campeão Nacional e do Minho de Maratonas, Carlos Lima (EDV-VEB VianaCycles / Entreportas / Bosch), ausente em Monção, já havia garantido a conquista do Campeonato do Minho de BTT XCM - Arrecadações da Quintã.

A atleta espanhola Estela Lago Cerzón (Miñorbike C.C.) venceu na categoria de masters femininas.

Coletivamente a Maratona BTT Berço do Alvarinho foi ganha pela Saertex Portugal / Edaetech, ficando na segunda posição a formação do F. C. Famalicão / Bike Zone / Soniturismo e na terceira a EDV - Vianacycles / Entreportas / Mypharma. A Saertex Portugal / Edaetech  revalidou o título de Campeão do Minho na classificação por equipas .

Na vertente de lazer os melhores na maratona foram Alexandre Domigues (Olímpico Vianense - Bst), Ricardo Lima (Spac / Limabike / Everynutrition)  e Fernando Manuel Martins (Irmandade / Di Garda / Dias Alumínios).

Na meia-maratona destacaram-se em masculinos Bruno Fernandes Rodrigues (ACR Bombos São Sebastião / Monçãobike), Bruno Daniel Sousa (ADC Os Mosqueteiros) e Óscar Osório (Bikemania Sport)  e em femininos Alice Sousa (Bikemania Sport), Ana Helena Oliveira (Trepamontes) e Maria Dolores Oya Perez (Deporbici).

A Maratona BTT Berço do Alvarinho teve o apoio do Município de Monção, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, Arrecadações da Quintã, Herdmar e  Bike Magazine (revista oficial).
Recorde-se que os prémios finais dos Campeonatos do Minho e do Troféu Revelações de Ciclismo de Estrada - Raiz Carisma serão entregues na Gala de Encerramento da Época Desportiva de 2015, agendada para o dia 21 de novembro (Casa das Artes, Vila Nova de Famalicão), em que também serão homenageados os atletas minhotos que se sagraram Campeões Nacionais em 2015 e que conquistaram resultados de relevo a nível internacional.

Fotos (em breve): http://www.acm.pt/index.php?cat=resultados&id=1042&subcat=fotos