Pedro Fernandes e Sara Ferreira Leite triunfaram no DHI da Penha - Guimarães

Fotos: https://www.acm.pt/index.php?cat=resultados&id=1530&subcat=fotos

Pedro Fernandes e Sara Ferreira Leite triunfaram no DHI da Penha - Guimarães

A Montanha da Penha consagrou Pedro Fernandes e Sara Ferreira (Maiatos) como vencedores, na categoria de elites, do 12.º BTT DHI da Penha - Guimarães, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT Downhill - Cision.

Pedro Fernandes (individual) e Sara Ferreira (Maiatos) foram os vencedores em elites do 12º BTT DHI Penha, segunda prova do Campeonato do Minho de BTT DHI – CISION, que se realizou este domingo na Montanha da Penha.

Promovido pela Associação de Ciclismo do Minho, com o apoio do Município de Guimarães e a Irmandade da Penha, o 12º BTT DHI Penha, que contou com a presença de cerca de uma centena de atletas, ficou marcado pelas intensas disputas pelo primeiro lugar, essencialmente, em elites masculinos.

Pedro Fernandes foi o mais forte na descida final e garantiu o primeiro lugar, repetindo a vitória de 2021. Na descida final o atleta de Guimarães realizou o tempo de 2:16.66 minutos, baixando em cerca de um segundo o tempo realizado na primeira descida (2:17.87).

Na segunda posição ficou Filipe Silva (Bike House DH Team/Guimarães), que realizou o tempo de 2:16.99m.

Filipe Silva, que tinha vencido a manga de qualificação (2:17.24), terminou a corrida a 0.33 do primeiro lugar e da vitória final.

Na terceira posição ficou João Baptista (Bike House DH Team/Guimarães), que realizou o tempo de 2:18.54h.

Em femininos, Sara Ferreira (Maiatos) terminou a descida final em 3:05.68 minutos e subiu ao mais alto lugar do pódio, deixando na segunda posição Ana Leite (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde).

Diogo Pereira (Bike House DH Team/Guimarães) dominou a categoria de juniores e venceu as duas descidas. Na manga final o Campeão do Minho teve contratempos, mas acabou por garantir a vitória ao fazer o tempo de 2:30.80, gastando menos 1.36s que Marco Fernandes (Clube BTT Matosinhos), relegando Diogo Cunha (individual) para o terceiro posto.

Em cadetes venceu Nuno Bentes (BTT Pandilhas a Monte), José Cardoso (individual) foi segundo e Duarte Ribas (Bike House DH Team/Guimarães) foi o terceiro.

Ezequiel Martins (Linhas AFEMAR) superiorizou-se em master 30. Pedro Bessa (BTT Pandilhas a Monte) foi segundo e Tiago Mendes (Grupo Nun’Álvares Cartoon DH T) foi terceiro.

Ricardo Soares, a correr como individual, venceu em master 40, deixando Jorge Afonseca (AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde) em segundo e António Cunha (individual) no derradeiro lugar do pódio.

José Luís Reis (Wildboys/Riding Addiction) venceu em master 50. José Queirós (BTT Pandilhas a Monte) e António Sousa (BTT Enduro Terras de Bouro) preencheram os restantes lugares do pódio.

Na categoria de escolas/juvenis Afonso Soares (Bike House DH Team/Guimarães) foi o vencedor. Guilherme Teixeira (BTT Pandilhas a Monte) foi segundo e Diogo Rodrigues (Bike House DH Team/Guimarães) terceiro.

Na categoria open, a vitória sorriu a Nuno Machado. Carlos Mendes (Grupo Nun’Álvares Cartoon DH Team) foi segundo e Vasco Dias (Lustosa DH Team) foi terceiro.

Bike House DH Team/Guimarães foi a vencedora por equipas, relegando para os restantes lugares do pódio, respetivamente, BTT Pandilhas a Monte, segundo lugar, e AXPO/FirstBike Team/Vila do Conde, terceiro.

Pedro Fernandes vencedor do 12º BTT DHI da Penha

“É a segunda vez que ganho aqui, inacreditavelmente… e digo isto porque não estava nada à espera, tal como o ano passado”, disse Pedro Fernandes, vencedor do 12º BTT DHI da Penha.

O ciclista de Guimarães salientou que “depois de ter estado tanto tempo fora de ritmo, não estava nada a contar chegar aqui hoje e ganhar”, mas “soube muito bem… vencer em casa é fantástico”.

Sobre a manga decisiva, em que conseguiu mesmo melhorar o tempo da manga de qualificação, Pedro Fernandes referiu que “penso que foi a minha melhor descida do fim-de-semana todo. Foi a descida em que em senti melhor… Saio muito satisfeito com a minha prestação”.

Qual foi o segredo da vitória de hoje? “Eu não costumo ter muitos segredos…tenho algumas teorias… Mas penso que hoje o ‘segredo’ foi mesmo conhecer bem o terreno. É uma pista em que costumo treinar muitas vezes, conheço-a ao pormenor”

Rafael Fernandes, diretor desportivo da Bike House DH Team/Guimarães

Rafael Fernandes, diretor desportivo da Bike House DH Team/Guimarães, sai da Penha “bastante satisfeito”, pois a equipa conseguiu “mostrar-se e defender o seu estatuto, pois somos Campeões Regionais”.

Afirmando que “ganhar na Penha é sempre bom”, Rafael Fernandes considerou a prova “muito dura devido às altas temperaturas e à pista desgastada”, mas “conseguimos ganhar, com muito suor e esforço, conseguindo aquele que é sempre o nosso objetivo, a vitória coletiva”.

O diretor desportivo da equipa vimaranense destacou “o segundo e terceiro lugar em Elites… nós queríamos mais, queríamos o primeiro lugar, foi por muito pouco, mas isto é mesmo assim, para a próxima voltamos a estar na luta. Pelo menos a vitória ficou em Guimarães”.

O 12º BTT DHI da Penha teve o apoio da Câmara Municipal de Guimarães, Irmandade da Penha, Federação Portuguesa de Ciclismo, Cision, POPP Agency, Arrecadações da Quintã, SEG 3 - Mediação de Seguros, Raiz Carisma - Soluções de Publicidade, Navega Rías Baixas, Bike - Tudo sobre o mundo do BTT e Sportchip.